No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Edifício Martinelli: Conheça um dos edifícios mais famosos de São Paulo!

Spread the love

O Edifício Martinelli é um dos mais icônicos não só de São Paulo, como do país, o edifício além de se destacar por sua grandiosidade arquitetônica, também chama a atenção por sua rica história, que anda lado a lado com o desenvolvimento da cidade. Inaugurado em 1929, o primeiro arranha-céu de São Paulo representou um salto na paisagem urbana paulistana, simbolizando o progresso e a modernidade que começavam a chegar à metrópole.

Hoje em dia, o edifício é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e tem se tornado cada vez mais um dos points principais da capital paulista. Por isso, se você está planejando conhecer São Paulo e ainda não conhece o Edifício Martinelli, esse post é para você. Conheça sua história, atrações, localização, redes sociais e muito mais!

O que é o Edifício Martinelli?

O Edifício Martinelli é um famoso arranha-céu localizado no coração de São Paulo. Sua história se inicia em meados do final do século XIX, quando Giuseppe Martinelli, um imigrante italiano que chegou ao Brasil em 1889, decidiu investir na construção do maior edifício da América Latina. 

Na época, São Paulo não possuía prédios altos e os edifícios raramente ultrapassavam cinco andares. O projeto do Martinelli, no entanto, planejava trazer inovação nesse sentido, chegando a alcançar 100 metros de altura. A construção do edifício começou em 1924, em um terreno privilegiado entre as ruas São Bento, Líbero Badaró e Avenida São João, sob a supervisão do arquiteto húngaro William Fillinger. 

Diversos obstáculos surgiram durante a construção, como a necessidade de reforçar as fundações devido a problemas com um prédio vizinho. Martinelli, sempre ambicioso, continuou a aumentar a altura do edifício, que inicialmente deveria ter 12 andares, mas foi ampliado para 14, depois 18 e, em 1928, alcançou 24 andares.

O edifício passou por diversos embargos e críticas sobre a conveniência de sua altura, mas uma comissão técnica garantiu sua segurança e permitiu a construção de até 25 andares. Martinelli, no entanto, construiu sua residência com mais cinco andares no topo, atingindo o objetivo de 30 andares.

Além de sua grandiosidade e inovação arquitetônica, o Edifício Martinelli abrigava uma diversidade de inquilinos, incluindo partidos políticos, jornais, clubes, restaurantes, e até um hotel e um cinema. O edifício também servia de espaço publicitário, com anúncios nas suas laterais para diversas grandes empresas de São Paulo.

Embora se tornasse um símbolo de São Paulo, a construção do edifício trouxe problemas financeiros para Martinelli, que foi forçado a vender o edifício ao governo italiano em 1933. Após a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi confiscado pelo governo brasileiro e passou por diversas transformações. Em 1944, perdeu o título de prédio mais alto de São Paulo para o Edifício Banespa.

Durante os anos 60 e 70, o Martinelli sofreu com a degradação, mas em 1975, o prefeito Olavo Setúbal iniciou uma restauração completa. Sob a direção do engenheiro Walter Merlo, o edifício teve suas instalações modernizadas e a fachada restaurada. Em 1979, o Martinelli foi reinaugurado, passando a abrigar repartições municipais e retomando seu status como um ícone da cidade de São Paulo.

O que fazer no Edifício Martinelli?

O Edifício Martinelli é repleto de atrações, que vão desde visitas guiadas e galerias, até bares e restaurantes. Por isso, se você está procurando um passeio diferente pelo coração de São Paulo, o Edifício Martinelli é com certeza uma ótima opção!

Conheça algumas das principais atrações e atividades que acontecem no Edifício Martinelli:

Terraço Martinelli

Localizado no 30º andar, o Terraço Martinelli oferece uma vista de 360 graus da cidade de São Paulo. O local funciona como bar e restaurante, com um ambiente sofisticado e cardápio variado. É possível fazer reservas online ou por telefone.

Mirante Martinelli

O Mirante Martinelli fica no 26º andar do edifício e oferece uma vista panorâmica da cidade por um preço mais acessível que o Terraço. O local não possui serviço de bar ou restaurante, mas é um ótimo lugar para tirar fotos e apreciar a vista, vale a pena conhecer!

Loja Galeria do Martinelli

A Galeria do Martinelli é um shopping localizado no térreo do edifício, com lojas de diversos segmentos, como roupas, acessórios, livros e artesanato. É um ótimo lugar para fazer compras ou dar uma volta.

Café Martinelli

O Café Martinelli é um café tradicional localizado no térreo do edifício, que serve café, lanches e diversos outros pratos e bebidas. É um ótimo lugar para relaxar e tomar um café depois de dar uma volta pela cidade.

Exposição permanente

O Edifício Martinelli possui uma exposição permanente que conta a história do edifício e da cidade de São Paulo. A exposição está aberta ao público de graça e fica no térreo do edifício.

Visitas guiadas

O Edifício Martinelli oferece visitas guiadas que contam a história do edifício e da cidade de São Paulo. As visitas guiadas acontecem de terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, e devem ser agendadas com antecedência.

Eventos

O Edifício Martinelli é palco de diversos eventos ao longo do ano, como shows, palestras e exposições temporárias. Você pode conferir a programação completa dos eventos no site ou instagram do edifício. 

Conheça algumas das festas que acontecem no famoso Terraço Martinelli

Nos últimos tempos, o Terraço Martinelli tem se tornado um local popular para festas em São Paulo, atraindo diversos públicos com eventos diversificados que agradam a todos os gostos. 

Confira algumas das principais festas que acontecem no Terraço Martinelli em 2024:

VHS – Festa do Papelpop

Em comemoração aos 100 anos do Edifício Martinelli, a famosa festa LGBT+ VHS realizou uma edição especial no terraço. Com duas pistas de dança, uma coberta e outra ao ar livre, a festa celebrou ícones da música pop como Beyoncé, Lady Gaga e Madonna. Os ingressos esgotaram rapidamente devido a popularidade do evento​.

Só Pedrada Musical

O Só Pedrada Musical irá acontecer nesta semana, na véspera do feriado de Corpus Christi, ocupando o terraço do Martinelli. Com um line-up que incluiu BNegão Bota Som, DJ Tamenpi, Luisa Viscardi e Mary G, o evento prometeu muita música boa e uma vista deslumbrante da cidade, proporcionando uma experiência única aos participantes​.

Chamego

Realizada no dia 18 de maio, a festa Chamego trouxe uma noite e tanto para os paulistas e turistas que estavam no Terraço Martinelli. Esta edição histórica do Chamego atingiu um enorme público, lotando o Terraço e sendo umas das festas de maior sucesso no ano!

Onde fica e como visitar o Edifício Martinelli?

O Edifício Martinelli fica localizado no coração de São Paulo, mais precisamente no endereço da Rua São Bento, 405, Centro. Fácilmente acessível por transporte público, o edifício está a poucos passos da Estação São Bento do Metrô e das linhas de ônibus 175P, 312C, 318, entre outras.

Endereço Completo: R. São Bento, 405 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01011-100
Telefone: (11) 3116-2777
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h às 19h e Sábado de 9h às 13h

Como Agendar Visitas

Terraço Martinelli: As reservas podem ser feitas online no site do Edifício Martinelli ou por telefone.

Mirante Martinelli: Não é necessário agendamento prévio. A compra do ingresso é feita na hora da visita.

Visitas Guiadas: As visitas guiadas acontecem de terça a sexta-feira, às 11h e às 15h, e devem ser agendadas com antecedência pelo site ou telefone.

Outras Informações

O acesso ao Terraço Martinelli e ao Mirante Martinelli é gratuito para crianças menores de 3 anos.
Estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada mediante apresentação de documento comprobatório.
O Edifício Martinelli oferece acessibilidade para pessoas com deficiência física.
Há estacionamento rotativo disponível no local (pago).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *