No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Educação lança material didático de Língua Inglesa para o ensino fundamental

Spread the love

Uma construção coletiva da rede municipal de ensino para potencializar a aprendizagem. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) realizou, nesta quinta-feira (11), o lançamento do material didático “English Generation”, voltado para o ensino da Língua Inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O evento ocorreu no auditório da Seme, que fica no bairro Itararé.

Durante o ano de 2023, por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), a pasta deu início à elaboração do material didático de Língua Inglesa, com a finalidade de suprir a falta de recursos didáticos para o componente nessa etapa da escolarização e qualificar os processos de ensino e aprendizagem, aproximando a Língua Inglesa dos contexto dos estudantes.

O material, elaborado por professores da rede de ensino de Vitória, é composto por (05) cinco volumes organizados em Unidades Didáticas nas quais são oportunizados diálogos sobre textos variados, análise de aspectos linguísticos, atividades lúdicas e recursos extras que dialogam com as áreas do conhecimento, em especial com o processo de alfabetização.

Os volumes 1, 2 e 3 (destinados ao trabalho com as turmas do 1º, 2º e 3º ano) serão distribuídos às escolas na primeira quinzena do mês de abril e os volumes 4 e 5 (para turmas de 4º e 5º ano) estão previstos para o início do segundo semestre do ano letivo.

Língua Inglesa desde o 1º ano do ensino fundamental

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou a importância do lançamento do material, destacando ainda que a introdução da Língua Inglesa no currículo do ensino fundamental desde o 1º ano visa reduzir desigualdades territoriais, além de potencializar a aprendizagem linguística.

“A introdução da disciplina de Língua Inglesa no currículo desde o 1º ano do ensino fundamental não só potencializa a aprendizagem linguística dos estudantes, mas também reduz desigualdades territoriais. É com muito orgulho que podemos dizer que toda criança da rede pública de Vitória, independente da região, têm aulas de Língua Inglesa”, disse a secretária.

A gestora ressaltou ainda que o material será de suma importância para suprir a demanda de materiais pedagógicos destinados ao ensino da Língua Inglesa nas séries iniciais (1º ao 5º ano). Ela agradeceu ainda a todos os profissionais que atuaram na construção coletiva do material, iniciada em 2023, e que é motivo de orgulho para a rede municipal de ensino.

A pasta também deu início a uma formação com professores e pedagogos, em que serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos da coleção organizada pelos profissionais da rede de ensino, para potencializar o processo ensino aprendizagem da língua estrangeira com os estudantes da rede de Vitória, a partir do tema “O material English Generation Kids: a perspectiva histórico-crítica nas aulas de Língua Inglesa para os anos iniciais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *