CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi reeleito neste domingo (27/10) para um quarto mandato na capital paraibana, com 64% dos votos válidos e 84,86% das urnas apuradas. A vitória contra o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmou o favoritismo indicado pelas pesquisas desde o início das eleições municipais 2024.
A expectativa inicial era que Lucena fosse reeleito já no primeiro turno e que o candidato Luciano Cartaxo (PT) ficasse em segundo lugar. Porém, Queiroga ganhou fôlego nas intenções de voto nas últimas semanas antes da votação, passando de 3% em setembro para 16% na véspera do primeiro turno. No final, o resultado do dia 5 de outubro ficou em 49,16% dos votos válidos para Lucena contra 21,7% de Queiroga. Em terceiro ficou Ruy Carneiro (Podemos), com 16,7%, seguido de Cartaxo, com 11,77%
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
Mesmo com esse fôlego, Queiroga não foi páreo para o político que já havia sido prefeito entre 1997 e 2005 e que voltou ao cargo em 2020, com 53% dos votos válidos no segundo turno. Para este segundo turno, a pesquisa Quaest indicava que os eleitores de Carneiro se dividiam em igual proporção entre Lucena e Queiroga. Porém, cerca de 82% dos eleitores que votaram em Cartaxo declararam voto em Lucena, conseguindo, com isso, apoio majoritário do eleitorado da esquerda para se manter no cargo.
Natural de São José dos Pinhais (PB), o empresário da construção civil iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo de Ronaldo Cunha Lima. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para se candidatar ao Senado, Lucena, aos 37 anos, assumiu o governo e se tornou o governador mais jovem da Paraíba.
Após sua primeira passagem pela Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena foi eleito senador, em 2006. Em 2012 havia tentado retornar à prefeitura, mas perdeu a disputa no segundo turno. Já em 2020 e em 2024 voltou a ser bem-sucedido no pleito municipal.