No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Em entrevista exclusiva, Farmacêutica Dra. Fernanda Almeida fala sobre suas especialidades e tira dúvidas sobre questões capilares

Spread the love

O Bahia Notícia entrevista com exclusividade Dra. Fernanda Almeida, farmacêutica, pós graduada em tricologia e estética avançada, que vai nos falar sobre as suas especialidades e tirar dúvidas sobre questões capilares. 

Junior Robocop: Dra. Fernanda Almeida, fale um pouco aos nossos leitores sobre quem é você.

Dra. Fernanda Almeida: Olá, Junior! Meu nome é Fernanda Almeida, Farmacêutica, Tipologista e Estéta, especialista na parte capilar. Nessa área, atuo, cuidando das doenças do couro cabeludo, a exemplo das alopecias.  

Atuo também na realização de procedimentos estéticos corporais e faciais, a exemplo de aplicação de toxina botulínica (botox), bioestimulação de colágeno, tratamento de vasinhos, etc., porém, preciso confessar que sou apaixonada mesmo é pela parte capilar, onde, posso afirmar, me encontrei.

Junior Robocop: Doutora, sobre a questão capilar, calvície tem cura?

Dra. Fernanda Almeida: Existem diversos tipos de alopecias, uma delas é a que causa a calvície. Estamos falando de uma manifestação específica, no caso a alopecia androgenética. Infelizmente, essa não tem cura, todavia há tratamentos que diminuem suas consequências. Assim, quanto antes se iniciar o tratamento, mais retardada será a queda dos fios, postergando ao máximo a progressão do problema, que é de ordem genética, ou seja, o paciente herda dos seus ascendentes.

Junior Robocop: O que provoca a calvície?

Dra. Fernanda Almeida: Como já dito, a tão falada calvície é a manifestação, no couro cabeludo, da alopecia androgenética. É uma herança genética, devido a uma alteração no cromossomo X. Tecnicamente falando, pessoas com essa disfunção genética são mais propensas ater mais  enzima 5 alfa redutase, na parte capilar. Ou seja, essa proteína é a responsável por fazer a conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), que é uma versão dez vezes mais potente da testosterona. Ocorre que, uma vez convertida, ela determina o afinamento do fio, o que também se chama de miniaturização do fio, causando excesso  de oleosidade e inflamação, até chegar um momento de esses fios não conseguirem mais crescer. Sei que fui um pouco técnica, mas é basicamente isso o que acontece no processo da calvície.

Junior Robocop: É mito que o uso de boné, chapéu e capacete provoca a queda de cabelo?

Dra. Fernanda Almeida: O uso de chapéu não causa queda, o que causa queda são outros fatores, como um eflúvio telógeno, ocasionado por deficiência vitamínica, além das alopecias, seja a areata, seja a androgenética.

Mas é claro que o uso prologando do chapéu, se não higienizado adequadamente, pode desenvolver outros problemas, a exemplo de uma dermatite seborreica, o que aí sim, pode gerar uma queda capilar. Mas o uso do chapéu, por si só, não causa queda capilar, pois a alopecia androgenética, repito, é de ordem hereditária. Em uma outra oportunidade, podemos falar sobre a alopecia areata.

Junior Robocop: Onde a Dra. Fernanda Almeida atende e quais suas redes sociais para procurar atendimento e acompanhar seu trabalho?

Dra. Fernanda Almeida: Pelo Instagram @drafernandaalmeida7134

Whatsapp para marcação de consulta (71) 99663-3243

Atendimento presencial em Candeias, na Farmatrico, e, também em Salvador.

Em alguns casos, é possível também realizar a consulta de forma on-line.

Entrevista: Junior Robocop

Edição: Philippe Peltier

O post Em entrevista exclusiva, Farmacêutica Dra. Fernanda Almeida fala sobre suas especialidades e tira dúvidas sobre questões capilares apareceu primeiro em Bahia Notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *