Em entrevista exclusiva, Farmacêutica Dra. Fernanda Almeida fala sobre suas especialidades e tira dúvidas sobre questões capilares

Spread the love

O Bahia Notícia entrevista com exclusividade Dra. Fernanda Almeida, farmacêutica, pós graduada em tricologia e estética avançada, que vai nos falar sobre as suas especialidades e tirar dúvidas sobre questões capilares. 

Junior Robocop: Dra. Fernanda Almeida, fale um pouco aos nossos leitores sobre quem é você.

Dra. Fernanda Almeida: Olá, Junior! Meu nome é Fernanda Almeida, Farmacêutica, Tipologista e Estéta, especialista na parte capilar. Nessa área, atuo, cuidando das doenças do couro cabeludo, a exemplo das alopecias.  

Atuo também na realização de procedimentos estéticos corporais e faciais, a exemplo de aplicação de toxina botulínica (botox), bioestimulação de colágeno, tratamento de vasinhos, etc., porém, preciso confessar que sou apaixonada mesmo é pela parte capilar, onde, posso afirmar, me encontrei.

Junior Robocop: Doutora, sobre a questão capilar, calvície tem cura?

Dra. Fernanda Almeida: Existem diversos tipos de alopecias, uma delas é a que causa a calvície. Estamos falando de uma manifestação específica, no caso a alopecia androgenética. Infelizmente, essa não tem cura, todavia há tratamentos que diminuem suas consequências. Assim, quanto antes se iniciar o tratamento, mais retardada será a queda dos fios, postergando ao máximo a progressão do problema, que é de ordem genética, ou seja, o paciente herda dos seus ascendentes.

Junior Robocop: O que provoca a calvície?

Dra. Fernanda Almeida: Como já dito, a tão falada calvície é a manifestação, no couro cabeludo, da alopecia androgenética. É uma herança genética, devido a uma alteração no cromossomo X. Tecnicamente falando, pessoas com essa disfunção genética são mais propensas ater mais  enzima 5 alfa redutase, na parte capilar. Ou seja, essa proteína é a responsável por fazer a conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), que é uma versão dez vezes mais potente da testosterona. Ocorre que, uma vez convertida, ela determina o afinamento do fio, o que também se chama de miniaturização do fio, causando excesso  de oleosidade e inflamação, até chegar um momento de esses fios não conseguirem mais crescer. Sei que fui um pouco técnica, mas é basicamente isso o que acontece no processo da calvície.

Junior Robocop: É mito que o uso de boné, chapéu e capacete provoca a queda de cabelo?

Dra. Fernanda Almeida: O uso de chapéu não causa queda, o que causa queda são outros fatores, como um eflúvio telógeno, ocasionado por deficiência vitamínica, além das alopecias, seja a areata, seja a androgenética.

Mas é claro que o uso prologando do chapéu, se não higienizado adequadamente, pode desenvolver outros problemas, a exemplo de uma dermatite seborreica, o que aí sim, pode gerar uma queda capilar. Mas o uso do chapéu, por si só, não causa queda capilar, pois a alopecia androgenética, repito, é de ordem hereditária. Em uma outra oportunidade, podemos falar sobre a alopecia areata.

Junior Robocop: Onde a Dra. Fernanda Almeida atende e quais suas redes sociais para procurar atendimento e acompanhar seu trabalho?

Dra. Fernanda Almeida: Pelo Instagram @drafernandaalmeida7134

Whatsapp para marcação de consulta (71) 99663-3243

Atendimento presencial em Candeias, na Farmatrico, e, também em Salvador.

Em alguns casos, é possível também realizar a consulta de forma on-line.

Entrevista: Junior Robocop

Edição: Philippe Peltier

O post Em entrevista exclusiva, Farmacêutica Dra. Fernanda Almeida fala sobre suas especialidades e tira dúvidas sobre questões capilares apareceu primeiro em Bahia Notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *