Entidades chapecoenses ajudarão Arroio do Meio

Spread the love

Diversas entidades chapecoenses ficarão responsáveis por organizar os voluntários que irão somar ao grupo da Prefeitura que estará nos próximos dias em Arroio do Meio para trabalhar na limpeza e organização da cidade. O encaminhamento foi decidido em reunião nesta terça-feira (14) com os responsáveis pelas entidades junto com o Prefeito João Rodrigues.

Segundo o prefeito, a Prefeitura irá com equipes, máquinas, operadores e motoristas. Ontem uma equipe da Defesa Civil de Chapecó já foi para Arroio do Meio, para levantar a situação e começar a organizar os trabalhos.

Durante os próximos dias, as entidades vão trabalhar na organização dos voluntários. Na segunda-feira (20) sai um grupo de trabalho de Chapecó com a estrutura necessária para receber a equipe que sairá na terça-feira (21) para iniciar os trabalhos em Arroio do Meio.

“A ideia é organizar uma grande operação de limpeza e reorganização para que a cidade e os moradores possam aos poucos retornar suas vidas. A intenção é compartilhar e fazer junto com a sociedade chapecoense, entidades e empresários. Todos colaborando para auxiliar Arroio do Meio”, comentou o prefeito.

Arroio do Meio

Chapecó adotou o município gaúcho de Arroio do Meio, próximo de Lajeado, para auxiliar nos trabalhos de limpeza e retomada das atividades após as cheias que atingiram o Rio Grande do Sul.

O comboio que irá ao município gaúcho terá pelo menos dez caminhões, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, duas patrolas, dois caminhões-pipa e mais uma equipe de servidores municipais e voluntários, para auxiliar na reconstrução das estradas, limpeza de ruas e limpeza das casas, além de serviços de assistência social e saúde.

Arroio do Meio tem cerca de 22 mil pessoas e mais da metade da população teve que deixar suas casas e mais de mil ficaram desabrigados.

CPI

Na última sessão da Câmara Municipal de Xanxerê, foi aprovado requerimento do vereador Vilmar Zarembski (MDB), conhecido como Vilmar do Som, para incluir o vereador Altair Rossatto (PP), o Dentinho, como investigado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada a pedido do próprio Dentinho para investigar rachadinha na Prefeitura

Antes disso, Dentinho respondeu a uma crítica do prefeito Oscar Martarello. O prefeito disse em entrevista que faltava a Dentinho apenas um carimbo de mentiroso na testa. O vereador então colocou o sobrenome do prefeito na testa como forma de dizer que mentiroso é o prefeito. 

Voltando à CPI, o requerimento de Vilmar baseia-se em investigação sobre rachadinha e crime eleitoral supostamente praticados por Dentinho. Como Dentinho é membro da CPI, ele deverá ser substituído. Evandro Saibro (MDB) é o relator e Sérgio Souza Nunes é o presidente. 

O vereador Dentinho disse que a investigação por rachadinha contra ele já foi arquivada pelo MP. “É uma clara retaliação do Executivo com este vereador”.

Suplente assume 

O suplente do Partido dos Trabalhadores Adilson Dias de Oliveira assumiu a cadeira de Sidinei Mesnerovicz na Câmara Municipal de Xanxerê. Adilson ficará no cargo por trinta dias. 

Audiência Pública, em Joaçaba, detalha projeto de construção de novas ferrovias

Ferrovias

Depois de mais de 50 anos sem investir em ferrovias, o governo do Estado de Santa Catarina pretende retomar o transporte ferroviário. Projetos distintos para construção de duas novas linhas, uma entre Chapecó e Correia Pinto e outra entre Navegantes e Araquari, estão em pleno andamento e encontram-se em fase de análises de solo e definição de pontos para instalação de túneis e pontes. O governo está investindo R$ 32 milhões na elaboração dos projetos executivos.

“Santa Catarina corre riscos de perder sua capacidade industrial e econômica devido ao gargalo logístico já que, nossa principal via de transporte ainda é através de rodovias, que elevam o custo e não apresentam segurança” destacou o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, em audiência pública da Câmara de Vereadores de Joaçaba.

De acordo com o secretário, os projetos devem ser concluídos até abril de 2025. De posse deles, o governo do estado irá buscar investimentos na iniciativa privada para a construção. “É um projeto de longo prazo. Que poderá levar cerca de 10 anos para ser concluído. No entanto, precisa ser iniciado, como estamos fazendo”, reiterou ele. Pelo projeto, Joaçaba será sede de um terminal de cargas.

Aeroporto

Ainda cumprindo agenda em Joaçaba, o secretário Beto, acompanhado de vereadores e secretários municipais, esteve no aeroporto Santa Terezinha, onde acompanhou o andamento de ações que devem resultar na reabertura de aeroporto para voos comerciais.

Seminário eleitoral

Mais de 50 pessoas participaram do Seminário Regional Eleitoral sobre as Eleições de 2024 promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o apoio de órgãos parceiros, em São Miguel do Oeste nesta terça-feira (14). 

O evento, que ocorreu no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é o segundo de um ciclo de seminários que percorrerá sete regiões do estado. O encontro reuniu Promotores de Justiça Eleitorais, assistentes, Juízes Eleitorais, chefes de cartório, candidatos, partidos políticos, eleitores e comunidade em geral.

O Promotor de Justiça Eleitoral Marco Aurélio Morosini, da Comarca de Cunha Porã, participou do seminário e ressalta que a atuação eleitoral é bastante desafiadora porque são conhecimentos e é um ramo do direito bastante específico, que tem muitas mudanças a todo o tempo.  

“Um evento como esse serve realmente para reforçar a importância do pleito eleitoral, atualizar os Promotores de Justiça e as equipes das Promotorias de Justiça sobre o que está se discutindo neste âmbito. Um dos desafios que vejo para essas eleições a chegada de novas tecnologias, novas formas de se fazer política, de se fazer campanhas eleitorais. Acredito que vá demandar não só dos membros do Ministério Público, mas de todas as equipes multidisciplinares que atuam no sistema de justiça, que tenham desenvolvido estratégias e meios para se combater fake news e outras situações que são mais comuns agora”, enfatizou.

Em Chapecó, o seminário ocorre nesta quarta-feira (15) e em Joaçaba na quinta-feira (16).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *