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Levantamento faz parte do Censo Escolar e busca ampliar a compreensão do contexto educacional. Informações podem ser enviadas até 6 de dezembro
Até 6 de dezembro, gestores escolares terão a oportunidade de contribuir com a Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão, disponível no Sistema Educacenso, do Ministério da Educação. A pesquisa contempla aspectos como possíveis eventos que tenham impactado o ano letivo; o funcionamento, a estrutura da escola e a atuação dos profissionais no período noturno; as ações desenvolvidas no ambiente escolar (entre elas, as voltadas à educação ambiental, interdisciplinares e aos direitos humanos); alimentação escolar; e os registros de informações que detalham os perfis dos alunos (como dados sobre possíveis deficiências e transtornos).
A pesquisa, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca complementar os dados do Censo Escolar, com a abordagem específica sobre o contexto escolar.
Dentre os temas investigados, destacam-se:
Suspensões das atividades escolares devido a eventos climáticos;
Funcionamento das escolas durante o período noturno;
Ações voltadas para a educação ambiental, direitos humanos e relações étnico-raciais;
Alimentação escolar;
Documentação e registros escolares.
Quem pode participar?
A participação está aberta aos usuários cadastrados no Educacenso que possuam perfil de acesso de “escola” e níveis de acesso “executor” e “superusuário”. Idealmente, o gestor escolar será o responsável pelo preenchimento do questionário, garantindo que as informações reflitam com precisão a realidade da instituição.
Como participar?
Para facilitar o processo de preenchimento, o Inep disponibilizou um manual completo com orientações detalhadas e um passo a passo para auxiliar os gestores no envio das informações corretas.
De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, essa pesquisa se soma a outros esforços da gestão do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para ampliar e qualificar o conhecimento sobre as escolas brasileiras, seus estudantes e profissionais da educação. “Melhorar os dados da nossa educação e dar visibilidade às questões e aos segmentos sociais historicamente invisibilizados são elementos essenciais para a promoção de uma educação com equidade, um compromisso do governo do presidente Lula. Por isso, peço a atenção dos diretores das escolas para que se mobilizem e nos ajudem uma vez mais, reunindo informações sobre temas tão relevantes como a educação de jovens e adultos, a educação para as relações étnico-raciais e a educação ambiental”, pontuou.
Segundo a coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, “o Censo Escolar já identifica muitos aspectos relacionados à diversidade e à inclusão. Mas não haveria uma pesquisa suplementar, se não fosse para apurar informações específicas muito importantes para as políticas públicas do país”, afirmou. Célia também ressaltou a importância da articulação com as redes de ensino, nesse processo de apuração dos dados. “Não realizamos o Censo Escolar sem a colaboração e os esforços de todos os envolvidos. Sabemos que vão utilizar diferentes formas de mobilização, a depender das características das redes e dos municípios. O importante é ter o devido alinhamento para que possamos entender um pouco mais sobre o contexto da diversidade e da inclusão nas escolas”, disse.
A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) apoia a iniciativa e incentiva as instituições particulares de ensino a participarem.
Com informações do Inep//MEC
O post Escolas particulares são convocadas a participar da Pesquisa sobre Diversidade e Inclusão apareceu primeiro em Blog Cebrasse.