No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Estado define como meta atingir 44% das crianças alfabetizadasaté o 2º ano do ensino fundamental

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A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec-RN) informou que o Estado está projetando avanços significativos na educação em 2024, com uma uma meta de aumentar para 44% a quantidade de crianças alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental.

De acordo com o 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, publicado pelo Ministério da Educação em maio deste ano, em 2023, 37% dos alunos potiguares foram alfabetizados até o segundo ano do Ensino Fundamental.

Conforme a Seec, o percentual apresenta um avanço significativo nos últimos anos comparado a outras estatísticas educacionais. “O RN não apenas superou a meta de 2019, estabelecida pelo MEC, mas também alcançou um crescimento expressivo de 19 pontos percentuais em relação ao último levantamento do Saeb. Isso reflete o impacto positivo das políticas adotadas, que já estão promovendo resultados consistentes”, afirmou a pasta ao AGORA RN nesta terça-feira 17.

A Seec-RN apontou ainda que, apesar do avanço obtido no ano passado, o Estado ainda enfrenta desafios para garantir a alfabetização escolar na idade certa. Segundo ela, as dificuldades são fruto de um cenário complexo que envolve as redes estadual e municipais de ensino e, para reverter a situação, o Governo do RN tem investido em políticas estruturadas e colaborativas, como o programa Pró-Alfa RN.

Para os próximos anos, a Seec definiu algumas metas, como garantir a formação anual dos professores, ampliar o acesso a materiais pedagógicos e realizar avaliações regulares, como o Simais Alfa, que monitora o desempenho dos alunos e orienta ações específicas de melhorias.

Além disso, o planejamento estratégico do Estado prevê ainda uma evolução gradual dos índices de alfabetização, com a perspectiva de alcançar 100% das crianças alfabetizadas até 2030. Esse cronograma inclui a elaboração de Planos Anuais de Trabalho (PTA) em parceria com os municípios.

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