No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Fátima e ministro das Comunicações inauguram primeira etapa da Infovia Potiguar

Spread the love

A governadora Fátima Bezerra e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguraram a primeira fase da Infovia Potiguar nesta segunda-feira 8. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à internet banda larga de qualidade no estado e promover avanços em setores como educação, pesquisa e inovação no RN.

Esta etapa inicial da rede de infraestrutura óptica de alta qualidade possui 406 quilômetros e conecta 248 pontos. Dentre esses pontos, estão os campi de importantes instituições de ensino superior do estado, incluindo UFRN, IFRN, UERN e UFERSA.

As redes metropolitanas foram instaladas em Ceará-Mirim, João Câmara, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, conectando instituições de ensino, hospitais de ensino e órgãos públicos locais ao Ponto de Presença da RNP em Natal.

“A infraestrutura tecnológica é essencial para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. A primeira fase beneficia mais da metade da população potiguar. Já estamos avançando para a segunda etapa e planejando a terceira. Até 2026, o Rio Grande do Norte estará totalmente conectado”, afirmou a governadora.

Fátima Bezerra destacou que todas as escolas da rede estadual já estão conectadas à internet de qualidade e equipadas com os recursos necessários para o uso pleno da tecnologia. O programa Geração Conectada, parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), inclui a implantação de internet nas escolas e distribuição de equipamentos como Chromebooks, com um investimento total de R$ 77 milhões pelo Governo do RN.

Em parceria com o governo federal, o projeto Infovia Potiguar foi dividido em três etapas. A segunda fase, em andamento, beneficiará aproximadamente 11% da população, enquanto a terceira etapa atingirá os 34% restantes, totalizando a população atual do Rio Grande do Norte, que é de 3,3 milhões de pessoas.

O ministro Juscelino Filho ressaltou a importância da inclusão digital e conectividade, especialmente durante a pandemia, quando a falta de acesso à internet prejudicou muitos estudantes. Ele também mencionou o investimento de R$ 28 bilhões previstos para os próximos três anos em projetos como o Nordeste Conectado.Além da inauguração da Infovia Potiguar, o ministro participou de outras agendas em Natal, incluindo a entrega de computadores em uma escola municipal e a Blitz da Telefonia Móvel no bairro Areia Preta.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, incluindo o vice-governador, deputados federais e estaduais, prefeitos, reitores de universidades e secretários de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *