No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

FÉRIAS É SINÔNIMO DE ARTE E CULTURA NOS MUSEUS DO CENTRO DE BH

Spread the love

Ao longo do mês de janeiro os espaços museais oferecem uma programação especial, para diversas idades, com oficinas, brincadeiras, rodas de leitura e desenho, exibição de filmes e muito mais.

Nada melhor que aproveitar o período de férias escolares para explorar a diversidade de atividades culturais e artísticas que são oferecidas nos equipamentos municipais. E os museus localizados no centro da capital mineira estão de portas abertas para receber crianças e suas famílias para participar de uma programação especial e diversificada, totalmente gratuita, que contempla oficinas criativas, rodas de leitura e desenho, brincadeiras, exibição de filmes, entre outras ações.

A programação especial dos museus da região central começa pela Sétima Arte com uma série de exibições de filmes no Museu da Moda (MUMO). A ação “CineMUMO – exibição de filmes infanto-juvenis”, oferece uma seleção diversificada de filmes voltados para o público infantil, juvenil e familiar. Uma oportunidade para aproveitar as férias com uma programação em que as crianças poderão conhecer obras cinematográficas e os adultos irão lembrar da própria infância nas exibições dos longas-metragens “Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo” e “Castelo Rá-Tim-Bum”. Estão programadas cinco sessões, que acontecem nos dias 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro, sempre às 15h. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH) aposta na interatividade com a oficina “Bordando o Som”. Nela, os participantes terão a oportunidade de criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. A atividade acontece no dia 18 de janeiro, das 14h às 16h30, e é destinada a crianças a partir de 10 anos. Para participar é necessário inscrição prévia pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br ou presencialmente na sede do MIS BH.

Também no dia 18 de janeiro, o MUMO oferece ao público a oficina “Bandinha da Clara, criando instrumentos recicláveis”, na qual os participantes serão estimulados a construir instrumentos musicais para a formação de uma bandinha infantil, desenvolvendo socialização por meio de músicas, brincadeiras e dança. A oficina acontece às 10h, voltada a crianças a partir de 2 anos acompanhadas de seus familiares. Inscrições pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

No dia 19 de janeiro, das 10h às 12h, O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) entra em clima de gincana, proporcionando uma manhã de brincadeiras no jardim para uma jornada de diversão e aventuras, conexão com a natureza e com a história de Belo Horizonte. A atividade, intitulada “Museu Criativo – Gincana no Museu”, é aberta a crianças de todas as idades acompanhadas de seus familiares, e não requer inscrição prévia. As vagas são limitadas e a participação se dará por ordem de chegada. Informações pelo educativomhab@pbh.gov.br.

Na programação especial de férias, o MHAB oferece ainda o “Educativo aberto”, que visa acolher e interagir com o público espontâneo. O objetivo dessa ação, que será realizada aos finais de semana, é convidar os visitantes a usufruir desse espaço que proporciona diversos recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos, que permitem a realização de atividades de leitura, jogos e brincadeiras. A ação ocorrerá nos dias 19, 25 e 26 de janeiro, sempre das 13h às 16h30, sem necessidade de inscrição.

O MIS BH vai oferecer também, no dia 25 de janeiro, das 10h às 12h, a atividade “Pequenas Histórias para Acordar Gente Grande”, uma oficina interativa de mediação de leitura voltada para crianças e adultos. Neste encontro, a palavra escrita ganha vida ao som suave do violão, convidando os participantes a desacelerar, mergulhar em pequenas histórias e conectar-se consigo mesmos e com o outro, culminando num momento de yoga e relaxamento. A atividade é aberta ao público de todas as idades e não necessita de inscrição.

Também no dia 25 de janeiro, o MHAB realiza a atividade “Museu Criativo – Histórias Afro-brasileiras em cores”, em que, por meio de uma roda de leitura e desenho, as crianças descobrem histórias fascinantes da literatura infantil afro-brasileira e soltam a imaginação nos desenhos, desenvolvendo a criatividade e valorizando a diversidade cultural. A ação é voltada a crianças entre 4 e 8 anos de idade, acompanhadas dos familiares, e acontece das 10h às 12h30. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.

O  MUMO dá sequência à sua programação com a “Oficina de Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, que convida o público a participar de atividades de vivência lúdico-culturais para aproximar as crianças de sua ancestralidade através de jogos e brincadeiras. A oficina será realizada no dia 25, às 10h, e é destinada a crianças a partir de 2 anos, acompanhadas pelo familiar. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

No domingo, dia 26, a partir das 10h, o MHAB convida os visitantes a participarem do “Museu Criativo – Jardins coloridos: pintura de chão”, que convida os pequenos a expressarem suas criatividades ao pintar jardins no chão, integrando arte e natureza. A atividade acontece das 10h às 12h, e é voltada a crianças de 4 a 10 anos acompanhadas por seus familiares. As vagas são limitadas e a participação será por ordem de chegada.

Fechando a programação especial de férias do projeto Museus Centro, no dia 30 de janeiro, das 14h30 às 16h30, o MHAB realiza a oficina “Pop up na cidade”, que propõe abordar as características da arquitetura do antigo Arraial do Curral Del Rei e da cidade de Belo Horizonte. Podem participar crianças a partir de 10 anos, acompanhadas por seus familiares. As vagas são limitadas e serão definidas por ordem de chegada.

Endereços:

Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 – Centro

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte:  Avenida Álvares Cabral, 560 – Lourdes

Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim

O post FÉRIAS É SINÔNIMO DE ARTE E CULTURA NOS MUSEUS DO CENTRO DE BH apareceu primeiro em Belo Horizonte MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *