No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Força feminina: liderança, cuidado e transformação

Spread the love

Neste momento em que o mundo celebra novamente o Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecermos a importância da força feminina na sociedade e os diferentes aspectos de suas vidas. O foco não deve ficar somente nas conquistas alcançadas ou nas adversidades enfrentadas, mas também ir ao encontro de uma perspectiva diferente: a jornada multifacetada de quem lidera, cuida e transforma, tudo ao mesmo tempo. 

Essa jornada, marcada pela resiliência, determinação e capacidade de adaptação, destaca a verdadeira força que temos nas mais diversas nuances de nossas vidas. Nos últimos anos, temos testemunhado um avanço significativo da presença feminina em cargos de liderança. Apesar de muitas barreiras, nós mulheres, continuamos a demonstrar uma capacidade única para contribuir de maneira significativa para o crescimento e o progresso das empresas e instituições onde atuamos. Nossas perspectivas, habilidades de comunicação e capacidade de tomada de decisão são cada vez mais reconhecidas e respeitadas. E, no cooperativismo, movimento que tenho a honra de representar, essa realidade não é diferente.  

O coop sempre valorizou os princípios da igualdade, democracia e participação, o que também representa um terreno fértil para a conquista da autonomia feminina e do reconhecimento das nossas competências. Nas cooperativas, é possível encontrar espaços em que todas somos ouvidas, nossas habilidades são reconhecidas e nossas contribuições são valorizadas. Isso não apenas fortalece o movimento, mas também as comunidades em que atuamos. Desempenhamos nosso papel como presidentes, diretoras-executivas, gerentes, superintendentes, coordenadoras, membros de conselhos, entre outros. Já somos 41% dos mais de 20 milhões de cooperados, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2023, e 22% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Percentagem, inclusive, que cresce de forma constante desde 2020. 

Reconhecemos que ainda há muito a ser feito para alcançarmos a representação equilibrada que tanto almejamos. No coop, esse compromisso faz parte das nossas premissas! Por meio do Comitê Nacional de Mulheres Elas pelo Coop oferecemos ferramentas e recursos para fortalecer a representatividade feminina dentro do nosso movimento. Promovemos, capacitação e incentivamos nossas mulheres a buscarem cada vez mais espaço nos cargos de liderança. Visamos o desenvolvimento pessoal e profissional delas, assim como os das cooperativas. 

Apesar dos desafios que continuam a permear nossas rotinas, é fundamental continuarmos lutando pela igualdade e para garantir que todas as mulheres possam alcançar o seu potencial de forma plena e efetiva. Reconhecer e valorizar as contribuições femininas contribui para a construção de um mundo mais justo, resiliente, inclusivo e feliz para todos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *