Força tarefa de Joinville na retomada das aulas em Guaíba; Militantes do MBL intimidam vereador; e mais

Spread the love

Foto: Divulgação/Secom

Além do comboio com máquinas e equipamentos enviado para contribuir na limpeza das ruas e locais públicos de Guaíba, cidade adotada pela Prefeitura de Joinville no auxílio ao Rio Grande do Sul, uma força tarefa está desde o feriado atuando na limpeza das seis escolas e entregando móveis e material escolar. Esta “ajuda”, segundo a secretaria de educação daquele município, vai possibilitar o retorno às aulas em 15 dias. A maior da região, com mais de 1,6 alunos, a escola Nossa Senhora de Cássia perdeu todos os móveis e material escolar com a enchente do Rio Guaíba. Servidores e funcionários terceirizados estão trabalhando neste município que está separada de Porto Alegre pelo Rio Guaíba.

Frio de 1,9 graus em Joinville

A informação sobre as temperaturas mínimas registradas em Santa Catarina aponta quase dois graus em Joinville. Os dados fornecidos pelo meteorologista Ronaldo Coutinho (Climaterra) estão corretos no que se refere ao município de Joinville, não a cidade. Além do nível do mar, às margens da Baía da Babitonga, parte do município está na Serra Dona Francisca, na divisa com Campo Alegre. Nesta região as temperaturas mínimas já chegaram a zero grau e há dois anos até nevou. Pouco, mas nevou.

MBL

Dois militantes do MBL intimidaram o vereador Cláudio Aragão (MDB) nos corredores da Câmara de Joinville em busca de imagens para visualizações no Instagram. No vídeo que postaram eles perguntam ao vereador “quem é o rei da lajota”, em clara referência a uma investigação do Ministério Público sobre a suspeita pavimentação de lajotas pagas por moradores na administração passada. Apenas o nome do ex-vereador Maurício Soares foi citado como “investigado”. Um dos militantes é do Rio Grande do Norte e candidato a vereador em Natal. O outro é pré-candidato a vereador em Joinville e tem no seu Instagram 157 mil seguidores.

Mais rigor na entrada

Em consequência da intimidação, a presidência da Câmara de Vereadores está estudando “um protocolo” mais rigoroso sobre o ingresso de pessoas e outras medidas para evitar que o vereador seja “intimidado”, como ocorreu esta semana. Hoje, todos são obrigados a dar o número do CPF às recepcionistas para entrar, além de dizer com quem quer falar.

Nova Belém em Joinville

Em Hannover existe uma parada de metrô apelidada de Nova Istambul porque está localizada em uma região com maioria de imigrantes turcos. Em Joinville, alguns pontos de ônibus poderiam se chamar “Nova Belém”. Pelo menos há cinco anos, o município vem recebendo centenas de migrantes de Belém e de outras cidades do Pará. Há 90 dias, por exemplo, um dos filhos do atual prefeito de Belém faleceu. Ele morava com a mãe.

Acusado preso em Joinville

Há três anos, cerca de 30 torcedores do Remo e do Paysandu assistiam o clássico de seu estado e foram agredidos covardemente por uma torcida organizada do time local. Esta semana, um líder da torcida do Paysandu foi preso em Joinville. Foragido da Justiça desde fevereiro, ele é acusado de ter espancado até a morte um torcedor de 25 anos do Remo com uma barra de ferro. Estava escondido na cidade.

Atração paraense

Wilson Gonçalves Dantas, o Paraíba, organizador da Festa Nordestina em Joinville, já contratou Viviane Batidão. “Eles são loucos por ela. Espero pelo menos três mil paraenses na festa”.

Curtas

Uma das grandes apostas do Grupo Tupy de Joinville em adquirir dos norte-americanos a MWM foi a bioenergia, fabricar motores que substituam o diesel por biometano.

Aos poucos, o projeto está aparecendo, como a parceria com o gigante do setor sucroenergético Cocal, produtora de açúcar, etanol, CO2 verde e biometano no interior paulista.

Segundo o site “Mecânica Online”, a substituição de motores diesel por novos 100% a gás já está em 20 caminhões e motobombas da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *