Fortaleza: André Fernandes e Evandro Leitão vão disputar 2º turno

Spread the love

André Fernandes (PL) recebeu 40,2% dos votos válidos e vai enfrentar Evandro Leitão (PT) no 2º turno das eleições municipais em Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, o petista recebeu 34,33% dos votos. Acompanhe a cobertura das eleições municipais 2024 ao vivo no JOTA.

O atual prefeito, Sarto (PDT), terminou em terceiro lugar, com 11,75%, seguido por Capitão Wagner (União Brasil), com 11,4%, e Eduardo Girão (Novo), que recebeu 1,06%.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

A disputa em Fortaleza foi acirrada desde o início da campanha e terminou por reproduzir a polarização vista no 2º turno da eleição presidencial de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL).

Fernandes, 26 anos, foi o deputado federal mais votado do Ceará em 2022 e cresceu ao longo da campanha para prefeito se apresentando como o candidato oficial do bolsonarismo, provocando uma desidratação de Wagner. O policial, que liderou um motim da PM cearense em 2011, se elegeu vereador, deputado estadual e federal com o voto da direita, mas ainda não conseguiu vencer uma disputa pelo Executivo, acumulando três derrotas municipais e uma estadual.

Leitão, 57 anos, se elegeu deputado estadual por três mandatos e é o atual presidente da Assembleia Legislativa. Até o ano passado era filiado ao PDT, mas trocou a sigla pelo PT depois do racha na aliança entre petistas e pedetistas. Nesta eleição municipal, tem o apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e de Lula, além do ex-governador, senador licenciado e ministro da Educação, Camilo Santana, que segue influente no estado.

O fim do casamento entre PT e PDT também rachou o clã Ferreira Gomes, um dos mais tradicionais da política cearense. O senador Cid Gomes rompeu com o irmão Ciro Gomes (PDT) e migrou para o PSB, abandonando Sarto, antigo aliado, para apoiar Leitão.

Além do enfraquecimento de sua aliança política, o prefeito viu seus índices de aprovação despencarem após sancionar, em 2023, uma impopular taxa do lixo. A cobrança se transformou em um dos principais temas da campanha eleitoral deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *