Fortaleza sediará conferência internacional sobre clima em regiões semiáridas

Spread the love

A capital cearense receberá a terceira edição da Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID). Os detalhes do evento foram tratados na última sexta-feira (26), durante encontro entre a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e o presidente da Funceme, Eduardo Sávio.

Prevista para acontecer em outubro de 2025, a ICID será coordenada pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece. A decisão é fruto de um acordo firmado com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Haverá, ainda, articulação com as demais secretarias envolvidas com o tema no estado.

Durante a reunião, a titular da Secitece reforçou a importância do Ceará sediar a conferência. “Abrigar um evento dessa magnitude coloca o nosso estado e o nosso país no foco internacional dos debates sobre projeções climáticas e oportunidades de desenvolvimento sustentável das regiões áridas e semiáridas do mundo inteiro”, pontuou.

A secretária Sandra Monteiro também destacou a contribuição da Funceme na construção do evento. A Fundação, vinculada à Secretaria dos Recursos Hídricos do estado (SRH), é considerada uma das mais importantes no âmbito da pesquisa e desenvolvimento em meteorologia, recursos hídricos e meio ambiente do Brasil.


A expectativa da Secitece é reunir duas mil pessoas, de cerca de 50 países que possuam territórios áridos ou semiáridos, durante os dias de evento. São esperados cientistas, formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, setor privado e organizações da sociedade civil, assim como representantes de instituições internacionais.

Fortaleza já foi palco da primeira ICID, em 1992, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou ECO 92). Dezoito anos depois, o Governo do Ceará também esteve à frente da organização da segunda edição da ICID (ou ICID+18), com resultados que nortearam os debates sobre o futuro das terras secas globais no âmbito da Rio+20.

Participaram da reunião de sexta-feira, no gabinete da Secitece, o coordenador jurídico da Secretaria, Rafael Arruda, e a assistente jurídica, Saneva Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *