No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Frente fria vai provocar chuvas de até 100 mm por dia; veja onde

Spread the love

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o final do mês passado ainda representam um risco, com previsão de temporais até o domingo (5), principalmente nas áreas do norte, centro e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Apesar da ligeira diminuição no volume de precipitação, o alerta para inundações e deslizamentos permanece em vigor, especialmente nas regiões já afetadas pelas enchentes.

O longo período de chuvas intensas eleva o risco de inundações e deslizamentos, principalmente nas áreas já castigadas pelas enchentes.

O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, pode chegar a 5 metros, superando o recorde histórico de 1941.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou para a gravidade da situação e pediu à população que evite áreas de risco. “A instabilidade persiste sobre o Rio Grande do Sul. É crucial que as pessoas se informem e tomem medidas de segurança”, disse o governador.

Previsão de chuvas para o fim de semana

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (4), as chuvas fortes e persistentes se concentram nas regiões Noroeste, Norte e Serra gaúcha, com acumulados entre 50 e 100 mm por dia.

Na metade sul do estado, a chance é de chuvas fracas a moderadas. Os ventos sopram de leste com rajadas de 40 a 55 km/h no Sul e faixa Leste.

No domingo, as chuvas moderadas a fortes ainda devem persistir nas regiões das Missões, Centro, Vales, RMPA e litoral norte, com acumulados entre 15 e 35 mm. Nas demais áreas, a condição é de chuva fraca.

A partir de segunda-feira (6), a chuva deve dar trégua gradual, com predomínio de sol e calor em todo o estado. As temperaturas podem chegar a 35°C em algumas cidades. No extremo sul do estado, ainda há chance de chuva e temporais no final da semana.

Microexplosões atmosféricas

De acordo com o Inmet, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem sofrer as consequências de microexplosão atmosférica, fenômeno caracterizado pelo deslocamento violento de uma corrente de ar em direção ao solo, provocando ventos extremamente fortes.

O fenômeno é o oposto do tornado, quando os ventos em direção ao solo convergem, formando um redemoinho. Mas o poder destrutivo é semelhante.

Recomendações

Evite áreas de risco de inundações e deslizamentos;

Acompanhe as atualizações da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos;

Em caso de emergência, ligue para o 190 ou 199.

O post Frente fria vai provocar chuvas de até 100 mm por dia; veja onde apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *