No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Genial/Quaest: avaliação negativa do governo Lula supera a positiva em SP, MG, GO e PR

Spread the love

Pesquisa conduzida pela Genial/Quaest em quatro estados brasileiros destaca que os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), são os mais bem avaliados por seu eleitorado, com respectivamente 86% e 79% de aprovação. A gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovada por 62% dos entrevistados, mesmo índice do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é maior no Paraná (54%) e em Goiás (50%), acima da média nacional de 46%, registrada na pesquisa de avaliação divulgada em 11 de março.  Clique aqui para acessar a íntegra da pesquisa! 

A pesquisa foi realizada de 4 a 7 de abril, com 1.506 entrevistas presenciais feitas em Minas Gerais, 1.121 no Paraná, 1.127 em Goiás, e 1.656 em São Paulo. As margens de erro estimadas foram de 2,5 pontos percentuais para Minas Gerais, 2,9 pontos percentuais tanto para o Paraná quanto para Goiás, e 2,4 pontos percentuais para São Paulo.

Confira os principais destaques

Economia: A percepção geral retrospectiva é de que a situação piorou nos últimos 12 meses, porém com menos intensidade nos quatro estados pesquisados do que no Brasil. Segundo números da pesquisa nacional realizada no mês anterior, 42% dos eleitores avaliaram que a economia piorou durante o último ano, enquanto 23% diziam que houve melhora no período. Já nos estados os números são o seguinte:

São Paulo: 30% dos entrevistados avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses, contra 26% que veem uma melhoria.
Minas Gerais: 30% avaliam que a economia piorou, em contraste com 22% que veem uma melhoria nos últimos 12 meses.
Goiás: 21% avaliam que a economia piorou, contra 35% que sentem que houve melhoria.
Paraná: 23% avaliam que a economia piorou, contra 27% que avaliam o oposto.

Paraná e Goiás têm as piores avaliações sobre o governo Lula, com índices de desaprovação acima da média nacional. No Paraná, a desaprovação atinge 54%, enquanto em Goiás, chega a 50%, ambos os percentuais estão acima da média nacional de desaprovação, que é de 46%. Em São Paulo e Minas Gerais, a desaprovação ao governo Lula está mais próximo da média nacional: 48% e 47%.
Aprovação dos governadores: Ronaldo Caiado, com 86% de aprovação, e Ratinho Júnior, com 79%, têm o melhor desempenho entre seus eleitores. Romeu Zema e Tarcísio de Freitas também apresentam bom desempenho, ambos com uma aprovação de 62%.
Avaliação do governo Lula:  Em SP, a avaliação negativa registra 37% enquanto a positiva fica em 32% (29% veem o governo como “regular”). Em MG, a avaliação negativa atinge 35%, e a positiva 34% (e 30% de regular). Em GO, a negativa mede 40%, contra 32% positiva e 27% de regular. No Paraná, 41% avaliam a gestão de Lula como negativa, contra 30% que a avaliam como positiva (27% de regular). Em todos os quatro estados, a avaliação negativa supera a média nacional, aferida em março, que foi de 34%. Já a avaliação positiva nacional registrou 35% e 28% a taxa de avaliação regular.
Segurança pública: A área tem a maior aprovação em Goiás (69%), Paraná (48%), Minas Gerais (48%), São Paulo (33%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *