CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
![](https://espiritosanto-es.com.br/wp-content/uploads/2024/03/geobnk.jpg)
CONFERIR
A rede municipal de ensino de Gravatá está entre as dez piores de Pernambuco em termos de índices de alfabetização na idade adequada, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município registrou apenas 42,3% de alunos alfabetizados dentro do período considerado adequado.
O levantamento, baseado nos últimos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coloca a educação básica de Gravatá na quinta posição entre as piores do estado, à frente apenas de Floresta (33,4%), Mirandiba (35,5%), Ouricuri (36,2%) e Ibirajuba (39,3%).
Comparativo estadual
Por outro lado, cidades como Rio Formoso (93,3%), Salgadinho (93,4%) e Carnaíba (91,8%) apresentaram os melhores resultados em Pernambuco. Entre os maiores municípios, Petrolina e Recife lideraram, com mais de 60% de alfabetização na idade certa. Confira os índices das principais cidades do estado:
- Petrolina: 66,2%
- Recife: 62,4%
- Olinda: 59,4%
- Jaboatão dos Guararapes: 57,3%
- Caruaru: 55%
- Paulista: 51,2%
Pernambuco supera taxa nacional
O índice médio de alfabetização na idade certa em Pernambuco foi de 59% em 2023, representando uma recuperação em relação aos 28% registrados em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Em reconhecimento ao avanço, o estado recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, uma premiação do MEC para estados e municípios que se destacaram em políticas públicas de alfabetização. Pernambuco superou pela primeira vez a taxa nacional de alfabetização, atingindo 59% de estudantes alfabetizados na idade certa, índice superior à média nacional de 56%.
Diário Gravatá.