No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Gravatá entra no grupo dos piores municípios de PE em alfabetização na idade certa, diz MEC

Spread the love

A rede municipal de ensino de Gravatá está entre as dez piores de Pernambuco em termos de índices de alfabetização na idade adequada, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município registrou apenas 42,3% de alunos alfabetizados dentro do período considerado adequado.

O levantamento, baseado nos últimos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coloca a educação básica de Gravatá na quinta posição entre as piores do estado, à frente apenas de Floresta (33,4%), Mirandiba (35,5%), Ouricuri (36,2%) e Ibirajuba (39,3%).

Comparativo estadual

 

Por outro lado, cidades como Rio Formoso (93,3%), Salgadinho (93,4%) e Carnaíba (91,8%) apresentaram os melhores resultados em Pernambuco. Entre os maiores municípios, Petrolina e Recife lideraram, com mais de 60% de alfabetização na idade certa. Confira os índices das principais cidades do estado:

  • Petrolina: 66,2%
  • Recife: 62,4%
  • Olinda: 59,4%
  • Jaboatão dos Guararapes: 57,3%
  • Caruaru: 55%
  • Paulista: 51,2%

Pernambuco supera taxa nacional

O índice médio de alfabetização na idade certa em Pernambuco foi de 59% em 2023, representando uma recuperação em relação aos 28% registrados em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Em reconhecimento ao avanço, o estado recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, uma premiação do MEC para estados e municípios que se destacaram em políticas públicas de alfabetização. Pernambuco superou pela primeira vez a taxa nacional de alfabetização, atingindo 59% de estudantes alfabetizados na idade certa, índice superior à média nacional de 56%.

Diário Gravatá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *