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A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa vai criar um grupo para acompanhar junto à Secretaria de Estado da Educação (SED) a implantação da nova matriz curricular do ensino médio em Santa Catarina. A decisão foi tomada durante audiência pública realizada pelo colegiado, na noite desta terça-feira (3), para discutir as propostas da SED para o ensino médio nas escolas públicas estaduais.
De acordo com a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão e proponente da audiência, o grupo de acompanhamento será formado por integrantes da Alesc, Sinte-SC, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e Ministério Público Estadual (MPSC).
A audiência pública foi motivada, segundo a deputada, pela preocupação dos professores com as constantes modificações de carga horária e de componentes curriculares, e como isso impacta na formação continuada dos docentes e no processo de aprendizagem dos estudantes.
“Precisamos, também, olhar para a realidade da infraestrutura das escolas, o que temos a disposição para implantar essas matrizes curriculares”, completou a parlamentar.
Os deputados Mário Motta (PSD) e Marquito (Psol) também participaram da audiência. Ambos defenderam a necessidade do diálogo com a sociedade, em especial com quem faz a Educação. “Se alguém pode contribuir para referendar as decisões da secretaria de Educação, é quem realmente faz o ensino. Que a secretaria compreenda essa situação”, disse Mário Motta.
Marquito acrescentou a preocupação com as “condições materiais e físicas das escolas estaduais”. Para ele, as questões estruturais, aliadas à preparação dos professores e material didático, são essenciais para a implantação de um currículo exitoso no ensino médio.
A SED foi representada na audiência por Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos. Ela expôs aos participantes as propostas de matriz curricular da secretaria para o ensino médio em 2025 que, segundo ela, foram construídas com apoio de professores e do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC). Há pontos que ainda não foram definidos e dependem de diretrizes que serão apontadas pela União para serem implantadas nos estados.