CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
![](https://espiritosanto-es.com.br/wp-content/uploads/2024/03/geobnk.jpg)
CONFERIR
![onda de calor sensação térmica verão](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/summer-8797308_1280.png)
Recentemente, matérias na imprensa e nas redes sociais divulgaram que a sensação térmica no Brasil poderia chegar aos 70°C durante a onda de calor que começa a partir desta quarta-feira (12).
A Climatempo vem divulgando que essa onda de calor se instala no país entre os dias 12 e 21 de fevereiro deste ano e deve influenciar toda a Região Sudeste, muitas áreas do Sul, do Centro-Oeste e do Nordeste, além de uma pequena área no estado do Tocantins. Isso tudo é verdade, ou seja, os modelos meteorológicos sinalizam os locais onde o fenômeno climático deve atuar.
No entanto, o uso e a interpretação equivocados de ferramentas usadas normalmente pelos meteorologistas para os cálculos gerou desinformação para o público leigo.
Mas a sensação pode chegar a 70°C?
![onda de calor 12 a 21 de fevereiro](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/onda-de-calor-12-a-21-de-fevereiro-1024x576.jpg)
A sensação térmica de 70°C é possível de ocorrer? Teoricamente sim. Contudo, questões específicas deveriam acontecer para a população sentir na pele esse tamanho calorão.
Isso porque a sensação térmica de calor é uma temperatura calculada por uma fórmula que envolve a temperatura do ar, em um determinado horário, e a umidade relativa do ar no mesmo horário.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Para a sensação térmica chegar a 70°C, a temperatura deveria ser de no mínimo 41°C e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar precisaria estar em torno de 80%. Mas não é isso que se observa normalmente na prática, alerta a Climatempo.
Na atmosfera real, quanto mais quente está o ar, menor é o nível de umidade, porque o aquecimento do ar causa naturalmente a evaporação da umidade, isto é, perda de umidade naquela porção de ar.
Normalmente, em um dia com sol, os menores níveis de umidade no ar são observados em horários próximos das maiores temperaturas do dia. Quase sempre, a maior temperatura do dia ocorre durante a tarde, em geral até às 15 horas ou 16 horas. É também durante a tarde que, em geral, observam-se os menores índices de umidade no ar.
Por outro lado, os maiores índices de umidade no ar, considerando um dia com períodos de sol, são observados durante a noite, ao amanhecer ou no momento em que estiver chovendo.
Em dias totalmente nublados, ou com muitas nuvens e chuva frequente, os níveis de umidade no ar ficam sempre bastante elevados o dia todo. O excesso de nebulosidade e a chuva não vão deixar a temperatura atingir extremos. Por isso, na prática, é muito improvável termos, no mesmo horário, temperaturas de 40°C e umidade do ar de 80%.
Sensação térmica em Porto Alegre
![Tabela-sensacao-termica-USP-climatologia-aplicada-768x554](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/Tabela-sensacao-termica-USP-climatologia-aplicada-768x554-1.png)
As matérias de jornais desta semana veicularam que a sensação térmica em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, poderia chegar aos 70°C.
Para tanto, os jornalistas que divulgaram os textos se basearam em dados divulgados diariamente no site da Climatempo e por uma tabela (acima) de uso comum dos meteorologistas para estimar a sensação térmica.
Nesta questão, o equívoco foi fazer as contas com a temperatura máxima estimada para um horário e a umidade relativa do ar máxima estimada para o dia, mas em outro horário.
Assim, o erro da matéria veiculada por parte da imprensa foi o de calcular a sensação térmica com a temperatura máxima estimada para o dia (40°C), que deveria ocorrer entre 14 horas e 15 horas do dia 11 de fevereiro de 2025, e a umidade relativa máxima prevista para o dia 11 de fevereiro, que era de 95% por volta das 2 horas da madrugada.
O cálculo, portanto, está errado, pois, como dito, a sensação térmica precisa ser calculada com valores de unidade de temperatura no mesmo horário.
Desta forma, usando a temperatura de 40°C por volta das 14 horas, a umidade relativa do ar estimada para este horário era de 49%. Com isso, a sensação térmica estimada era de, aproximadamente, 54°C.
O que é a sensação térmica?
A sensação térmica é uma temperatura calculada por uma fórmula que representa o que o corpo humano sentiria em determinadas condições de umidade no ar ou da velocidade do vento.
As fórmulas empíricas que calculam a sensação de frio combinam a temperatura real do ar com a velocidade do vento no mesmo horário. Para o cálculo da sensação de calor considera-se a temperatura do ar e a umidade relativa do ar no mesmo horário.
A temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento variam ao longo do dia e, portanto, a sensação térmica também muda.
O post Haja ventilador! Sensação térmica chegará aos 70°C no Brasil? apareceu primeiro em Canal Rural.