No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Harmonia entre setores pode contribuir para crescimento de escritórios de advocacia

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No cenário competitivo da advocacia corporativa, em que o conhecimento é o ativo mais valioso, a integração entre as práticas jurídicas, o desenvolvimento de negócios e o marketing pode ser essencial para impulsionar o crescimento. 

A área de “Desenvolvimento de Negócios” é a vanguarda do escritório, mapeia oportunidades e constrói conexões com potenciais clientes. Em parceria com os setores jurídicos, compreende o mercado e as necessidades de cada segmento, identificando nichos de alto potencial e projetando ações personalizadas para alcançar o público-alvo.

O Marketing é a alma da estratégia de comunicação. Os especialistas são responsáveis por comunicar com clareza, precisão e criatividade as experiencias e habilidades da banca. É função do marketing trabalhar ações que garantam valor à marca para públicos interno e externo. 

Mesmo com áreas estruturadas, essenciais para o êxito comercial de um escritório, a advocacia corporativa enfrenta um desafio peculiar: o tempo de conversão de cliente em potencial para cliente ativo (lead lifecycle). Essa é uma dificuldade comum em negócios B2B (business to business), que precisam trabalhar a relação com novos clientes e a fidelização de antigos. 

Por se tratar de um serviço elaborado e que demanda necessidades específicas, o cliente em potencial leva bastante tempo para conhecer, considerar e decidir pela contratação de um escritório. A proposta de valor, muitas vezes intangível, pode demorar a ser percebida, principalmente quando comparada com outros segmentos de negócio.

É possível contornar essa jornada?

É bastante comum encontrar bancas que mantenham os times jurídicos, de Desenvolvimento de Negócios e Marketing atuando de forma totalmente separada na execução do planejamento global. O problema desse modelo é a manutenção de arranjos isolados e que não consideram as necessidades e habilidades de cada equipe. Esse formato estimula a elaboração de estratégias desalinhadas, alocação ineficiente de recursos e ausência de sinergia.

Pense em uma canção. E agora experimente imaginá-la somente à capela. Continua sendo a mesma canção, mas numa configuração parcial. A percepção de harmonia em uma música com canto e instrumentos é a combinação perfeita entre um conjunto de acordes bem executados e a voz.

Nesse contexto, o jurídico e o desenvolvimento de negócios representam os instrumentos, a voz é o marketing, e as estratégias criadas pelos três são equivalentes ao conceito de harmonia musical. Eles podem até existir separadamente, mas não produzem o mesmo efeito de uma execução simultânea. 

Quando os atores envolvidos na estratégia comercial de um escritório jurídico cocriam e executam em consonância, a chance de assertividade de um plano é elevada a novos patamares. Os desafios ainda permanecem, mas são superados com maior agilidade com todos apontando para a mesma direção. Integração é a chave para a geração mais veloz de novos negócios.

A importância da integração 

Por meio da colaboração sistematizada entre os departamentos, um escritório de advocacia pode alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. Para integrar, é necessário estabelecer um processo de comunicação claro e aberto entre as equipes, além de delimitar as responsabilidades.

O desenvolvimento de um plano estratégico conjunto é também crucial. Esse plano deve definir objetivos para cada prática jurídica e segmento de mercado, estratégias comerciais utilizadas e o papel de cada um na promoção da marca.

Ao trabalhar em conjunto, os profissionais devem identificar oportunidades par conquistar novos clientes, sem esquecer de fortalecer o relacionamento com os clientes existentes. Criar e executar uma filosofia de atuação unificada e centrada no cliente é fundamental.

Ganhos para um escritório 

A integração permite uma abordagem mais alinhada. Essa sinergia entre as áreas cria gera leads qualificados e fortalece a posição competitiva do escritório. 

O trabalho em sintonia permite uma resposta mais ágil às mudanças no ambiente jurídico e antecipação às demandas do mercado. As equipes podem adaptar e formular rapidamente suas estratégias comerciais, considerando essas transformações. Essa agilidade permite que a banca otimize seus esforços, personalizando cada ação de acordo com a necessidade do momento – importando, com certa adaptação, o conceito de just in time, largamente aplicado na atividade industrial.

Mas, afinal, quem é o responsável por gerar negócios? 

Não há um responsável único dentro de um pipeline de vendas jurídico. Observando as diretrizes da OAB, a conquista de novos clientes começa e termina dentro das áreas jurídicas, mas com maior chance de êxito quando há suporte proativo dos profissionais de desenvolvimento de negócios. Dentro desse processo, o marketing atua como um parceiro importante para fortalecer a percepção positiva da marca e elevar a reputação do escritório nos negócios.

A integração efetiva dos departamentos que executam um planejamento comercial não apenas ajuda a superar os desafios específicos da geração de negócios na advocacia corporativa, mas também cria um ambiente propício para o crescimento sustentável. O investimento na sinergia entre essas áreas não é apenas uma mera instrução, mas uma necessidade vital para escritórios que buscam prosperar e obter sucesso com maior celeridade.

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