Hemocentro de Brasília lança campanha Junho Vermelho para conscientização sobre doação de sangue

Spread the love

O Hemocentro lançou nesta segunda-feira (3/6) a Campanha Junho Vermelho: Unidos pela Vida, para promover a doação de sangue. Neste ano, a ação tem como foco o elo estabelecido entre doadores e pacientes por meio da doação voluntária.

“A doação de sangue é altruísta e anônima. Mas o doador precisa ter consciência de que o sangue dele vai ser processado e pode salvar até quatro pessoas diferentes com doenças diversas”, disse o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Quem teve covid-19 precisa esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para a dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

Junho é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização da importância da doação de sangue. No dia 14 do mês é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O post Hemocentro de Brasília lança campanha Junho Vermelho para conscientização sobre doação de sangue apareceu primeiro em Mais Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *