Histórias que inspiram: projeto motiva estudantes a pensarem o futuro

Spread the love

A passagem do ensino fundamental para o médio é caracterizada por grandes mudanças e desafios. Conscientes disso, a professora Edneia Miranda e a pedagoga Rosiane dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D’almeida Lucas, em São Cristóvão, decidiram erguer um farol de apoio para os estudantes do 9º ano. O projeto “Histórias que encantam” foi desenvolvido por elas para tornar essa transição mais tranquila para os estudantes, mostrando diversas oportunidades para o futuro.

A proposta consiste em convidar ex-estudantes da unidade de ensino para uma roda de conversa com os alunos, buscando mostrar aos estudantes que a transição de etapas educacionais não é uma ruptura, mas sim uma continuidade repleta de oportunidades. Muito mais do que momentos de conversa, os encontros são verdadeiras fontes de inspiração, onde histórias reais de superação e sucesso são compartilhadas, mostrando aos estudantes que um futuro brilhante é alcançável.

Para inaugurar esse projeto de forma marcante, as educadoras convidaram para o primeiro encontro o ex-aluno Mateus Tiago Lima, que cursou todo o ensino fundamental na unidade de ensino. Mateus concluiu posteriormente o ensino médio, e ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na graduação de Educação Física. Além disso, ele é um talentoso atleta da equipe sub-21 do Vitória Futebol Clube, o que também trouxe possibiilidades por meio do esporte para os estudantes.

Durante a emocionante roda de conversa, Mateus compartilhou suas experiências educacionais e esportivas, desde os tempos no ensino fundamental até suas atuais conquistas. Sua trajetória mostrou aos alunos que, com determinação e dedicação, é possível superar desafios e alcançar grandes feitos. Os estudantes, ao ouvirem suas palavras e testemunharem sua jornada, foram instigados a sonhar alto e acreditar no potencial que cada um possui para construir um futuro brilhante, independentemente dos obstáculos que possam surgir no caminho.

Foi assim que a estudante Ana Beatriz Macedo falou sobre o encontro. “Foi uma experiência muito boa, ver tudo que o Mateus já conquistou, tendo iniciado sua trajetória aqui, em uma escola pública onde ele teve uma oportunidade que todos também estamos, e hoje é estudante da Ufes e também atleta. Mateus é um exemplo a ser seguido”, compartilhou a estudante.

Nesse sentindo, a estudante Rebeca Martins também aprovou a iniciativa. “Esse encontro foi muito legal, Mateus nos mostrou como foi a mudança da escola de sua época, falou sobre como estudava e sobre as diferenças que enxerga nos tempos atuais. Ele também contou que na época procurou participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), dizendo que foi o início de um caminho para entrar na universidade federal”, destacou.

A pedagoga Rosiane dos Santos falou sobre os objetivos do projeto Histórias que encantam. “Entendendo que a mudança de etapas do ensino fundamental para o ensino médio pode causar medos e ansiedades, iniciamos esse projeto para tornar a transição mais confortável para os nossos estudantes, e mostrá-los que a transição precisa ser vista como uma continuidade e não como uma ruptura”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *