No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Hospital de Trauma de CG lança campanha para prevenir queimaduras no São João

Spread the love

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a Rede Hospitalar do Governo do Estado em Campina Grande, lança nesta terça-feira (21), às 10h, a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras. A ação segue até o dia 30 de junho.

O lançamento ocorre na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Campina Grande Bráulio Maia Júnior, na rua Tranquilino Coelho Lemos, s/n, no bairro Dinamérica. Na ocasião, serão apresentados os dados de vítimas de queimaduras, além de distribuição de panfletos com orientações sobre prevenção de acidentes.

A ação tem como objetivo levar informação sobre os perigos e as formas de prevenir queimaduras por conta de fogos de artifício e fogueiras, principalmente nesta época do ano em que se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas.

Durante toda a campanha, equipes de enfermeiros da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Trauma-CG realizam ações educativas nas escolas e pontos turísticos da cidade.

De acordo com a cirurgiã plástica Isis Lacerda, é importante que as primeiras ações, nos casos de queimadura, sejam realizadas apenas colocando o local atingido embaixo de uma fonte de água corrente limpa, como chuveiro ou torneira. Após lavar e esfriar a região atingida, o paciente deve ser levado ao hospital para avaliação o mais rápido possível. “Não se deve esperar a situação piorar para buscar assistência e nenhuma pomada, pasta ou creme deve ser colocado no ferimento”, alerta a médica.

Em 2023, o Trauma-CG registrou 66 atendimentos na Unidade de Tratamento de Queimados, no período em que são comemoradas as festas juninas.

Desse total, 14 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos, fogueiras e alimentos, sendo oito crianças e seis adultos. O número representou uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2022.

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h, atendendo à população do Compartimento da Borborema.

A unidade é composta por equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, assistente social, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *