No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

IDT viabiliza mais de 20 mil serviços autônomos em 2024, movimentando R$ 2,8 milhões

Spread the love

Com foco em viabilizar soluções inovadoras e sustentáveis para a promoção do trabalho decente e do empreendedorismo, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) registrou alta no serviço autônomo em 2024. Segundo dados do órgão, que é vinculado à Secretaria do Trabalho (SET), foram 20.018 serviços realizados pelos profissionais com cadastro ativo na instituição. O balanço indica um crescimento de 9% em comparação ao ano anterior.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o crescimento dessa importante iniciativa desenvolvida pelo IDT deve-se ao ajuste das estratégias, a exemplo da interiorização da ação. “Iniciamos o cadastro e a oferta dos serviços autônomos no interior do estado e na RMF. Desta forma, acreditamos ampliar ainda mais os resultados, em 2025”, acrescenta Viana.

As atividades dos trabalhadores autônomos realizadas ao longo do ano passado totalizam um volume financeiro de mais de 2,8 milhões de reais, resultados da prestação de serviços em diversas categorias. Entre as ocupações mais demandadas, destacam-se a atuação de faxineiros, serviços gerais, garçons, bombeiros hidráulicos e eletricistas.

Neste último ano, nós intensificamos as medidas para a expansão dos Serviços Autônomos do IDT, com ações modernas e sensíveis às demandas dos trabalhadores e dos nossos clientes de maneira geral, com a intenção de facilitar o acesso das pessoas à oferta e procura por serviços de forma autônoma”, pontua o presidente do Instituto, Raimundo Angelo.

Diferenciais para fortalecer a Intermediação do Serviço Autônomo

Uma das novidades apresentadas em 2024, uma ferramenta aliada chegou para impulsionar a atividade em todo o Ceará com o lançamento do aplicativo Tem Trabalho. A plataforma visa otimizar a mediação entre trabalhadores e clientes, facilitando a contratação de profissionais com praticidade e mais segurança. O app está disponível para download gratuito pelo celular, nas lojas Android e iOS.

O IDT promove ainda ações voltadas ao desenvolvimento profissional e social do público autônomo. Desde o último mês de agosto, a instituição promove um projeto de qualificação com o objetivo de formar cerca de 950 alunos em 38 turmas e beneficiar trabalhadores desempregados, em busca do primeiro emprego, e trabalhadores autônomos cadastrados. As formações consistem em lições de relações humanas no mercado de trabalho e módulos práticos direcionados a pedreiros, faxineiros, cuidadores de idosos e outras ocupações.

Como prestar um serviço

Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o seu cadastro ou acessar o aplicativo Tem Trabalho. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. Durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto.

Como solicitar um serviço

Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem fazê-lo por meio do Whatsapp da instituição (2180-6210), pelo telefone fixo (2180-6211) ou acessando o aplicativo Tem Trabalho. A solicitação também pode ser feita através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número (85) 3222.0340, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No portal www.idt.org.br estão disponíveis informações diversas, bem como a tabela com os valores de referência para alguns serviços.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *