CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Apicultores de Crateús e Independência receberam as primeiras colmeias inteligentes em seus apiários. A instalação dos sistemas, que permitem o monitoramento remoto de colmeias, foi realizada nessa terça-feira (12), e fazem parte da ação do projeto Impulsiona Ceará no Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Crateús.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Por meio de um conjunto de sensores, as colmeias inteligentes aferem dados como temperatura, umidade, pressão e peso e geram diagnósticos sobre eventos indesejados, enviando alertas de perigo para o apicultor. O objetivo principal é buscar o bem-estar das abelhas e dos produtores para a melhoria da produção de mel.
“Todo comportamento animal será utilizado para modelos de aprendizagem de máquina, para inteligência artificial, que possam prever o comportamento nas colmeias, enviando dados para evitar perdas excessivas na produção de mel, ataques e para prevenir furtos e queimadas perto das colmeias”, explica Wellington Franco, consultor do Impulsiona Ceará e professor do campus Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Neste primeiro momento, foram instaladas três colmeias em apiários nos distritos de Tucuns e Curral Velho, em Crateús; e três no distrito de Várzea Alegre, em Independência. Ao todo, serão instaladas 12 unidades, somando seis em Crateús e seis em Independência.
“Poder trabalhar com as vocações das regiões por meio do que já é feito tradicionalmente e adicionar tecnologia em prol do desenvolvimento dessas economias é o principal objetivo do Impulsiona Ceará, que atua seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas para fazer crescer os Arranjos Produtivos Locais do Estado. A instalação das colmeias inteligentes, com toda certeza, possibilitará melhorias para a produção de mel e os resultados serão multiplicados”, destaca o presidente da Adece, Danilo Serpa.
Oficinas
A ação do Impulsiona Ceará no APL de Apicultura de Crateús inclui ainda oficinas e consultorias sobre a melhoria da produção do mel e sobre marketing digital. Nesta quarta-feira, 13, cerca de 40 apicultores participam em Crateús, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), de uma oficina para desenvolver produtos a partir do mel, do própolis e da cera de abelha. Eles conhecerão técnicas para criar itens como sabonetes e velas artesanais e pano encerado para a conservação de alimentos.
Dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os municípios de Crateús e Independência produziram, juntos, 231 toneladas de mel-de-abelha, totalizando R$ 1,7 milhões. O APL de Apicultura de Crateús envolve mais de 200 produtores de mel, segundo o IBGE.
“Independência e Crateús recebem uma experiência que tem potencial de germinar pelo Ceará, unindo estudo científico, extensão tecnológica e a sabedoria do homem do campo para gerar melhores condições para a produção do mel. A ação do Impulsiona Ceará é um importante passo de convivência com o semiárido”, afirma o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena.
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.