Incêndio colossal ameaça uma das principais áreas de criação de gado dos EUA

Spread the love

Um incêndio florestal de proporções épicas atinge áreas no norte do estado americano do Texas, e já é considerado como o maior já registrado na história local. De acordo com o Serviço Florestal do Texas, as chamas afetam o equivalente a meio milhão de hectares, consumindo principalmente fazendas de gado.

#BREAKING: Urgent Evacuations are underway as Massive and Dangerous Wildfire Rapidly Spreads with emergency sirens sound throughout multiple locations ⁰⁰#Texas | #USA

Currently, urgent mandatory evacuations are underway as emergency sirens blare for residents across the… pic.twitter.com/WB5BCbTtHJ

— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) February 27, 2024

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Conhecida como Texas Panhandle (que significa “alça de panela”, uma referência a seu formato estreito e reto no mapa), a região afetada pelo incêndio não é muito povoada, mas abriga milhões de cabeças de gado, constituindo-se numa das áreas mais importantes da pecuária bovina americana. 

Foto: Serviço Florestal do Texas

De acordo com o jornal The New York Times, embora os incêndios florestais sejam comuns na região, o “Smokehouse Fire” (algo como “riacho do defumador”) – como foi batizada a principal das cinco grandes áreas em chamas – é de proporções nunca vistas pelos fazendeiros locais. Iniciado na última segunda-feira, esse incêndio sozinho afeta cerca de 400 mil hectares, causou a morte de duas pessoas e deixou um rastro de destruição.

Video is insane from Texas wildfires.

They call this technique pump and roll.

Incredible work from the Wheeler Volunteer Fire Department.pic.twitter.com/VKdNJY3PgF

— Citizen Free Press (@CitizenFreePres) March 2, 2024

O impacto sobre as criações de gado é devastador. Sites de notícias dos Estados Unidos descrevem pastagens transformadas em cinzas, afirmando que milhares de animais já morreram ou ficaram com ferimentos e queimaduras. Como agravante, os fazendeiros estão sem alimento e água para oferecer aos rebanhos sobreviventes.

De acordo com informações do Serviço Florestal do Texas divulgadas neste sábado (2), o principal incêndio, o Smokehouse Creek, só foi contido em 15% de sua extensão. 

O post Incêndio colossal ameaça uma das principais áreas de criação de gado dos EUA apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *