No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Investimento de R$ 17 bilhões: ANTT aprova edital de reestruturação em via estratégica para o agro

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Obras de duplicação da BR-163 obras em Sorriso
Foto: Concessionária Nova Rota do Oeste

A BR-163/MS, rota estratégica para o escoamento da safra no Centro-Oeste, terá um novo leilão em 22 de maio, na B3, em São Paulo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a reestruturação do contrato de concessão, garantindo R$ 17 bilhões em investimentos ao longo de 29 anos.

A medida soluciona desafios financeiros da MSVia, atual concessionária, e antecipa melhorias essenciais, evitando a relicitação, que dividiria a rodovia em dois trechos. O novo modelo prevê:

  • 203 km de duplicação
  • 147 km de faixas adicionais
  • 99 viadutos e 144 pontos de ônibus
  • 56 passagens de fauna e 22 passarelas
  • 3 pontos de parada para caminhoneiros

Benefícios para o agro

O edital prioriza menores tarifas e mais obras, garantindo segurança e eficiência para o transporte de grãos, insumos e maquinário. O leilão permitirá a participação de outras empresas, além da MSVia. Caso não haja novos concorrentes, a atual controladora seguirá na concessão.

A ANTT também acompanha a reestruturação de outros contratos, como a BR-101/ES/BA e a BR-101/RJ, reforçando a infraestrutura rodoviária essencial para o agronegócio.

É a primeira vez que a agência autorizou a publicação do edital de reestruturação de um contrato de concessão rodoviária, um marco na regulação do setor.

O lançamento do edital, previsto para publicação no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (31), é resultado de um trabalho conjunto entre ANTT, Ministério dos Transportes e Tribunal de Contas da União (TCU), para solucionar contratos considerados defasados, como o da MSVia.

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