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Na abertura do Fórum JOTA: O Brasil em 10 anos, os co-CEOs e cofundadores do JOTA Marc Sangarné e Felipe Seligman abordaram a trajetória de crescimento da empresa ao longo da última década. Sangarné também projetou o que espera dos próximos anos e deu spoiler sobre uma nova área do JOTA PRO.
“Na origem do JOTA tem um site, uma cobertura especializada no Judiciário. A tese inicial era cortar o ruído, dar um espaço para a informação mais complexa, que não existia na mídia tradicional”, relembrou Sangarné. O JOTA cresceu e desenvolveu produtos corporativos, com um proposta clara: melhorar a previsibilidade das instituições brasileiras, e a segurança jurídica em particular.
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E como o JOTA faz isso? “Abastecendo os agentes econômicos com informação imparcial, informação específica, e empoderando quem está tomando uma decisão estratégica”, diz. “Olhando dentro da nossa operação, existem características operacionais muito fortes, como, por exemplo, colocar qualquer informação que vem dos assinantes, dos leitores, no centro”.
Hoje, a solução corporativa do JOTA PRO conta com quatro verticais: Poder, Tributos, Saúde e Energia. Mais de 500 escritórios de advocacia são assinantes do serviço, bem como dois terços de empresas listadas no índice da Ibovespa. No mercado financeiro, os assinantes do JOTA PRO fazem a gestão de mais de 50% dos ativos registrados na Anbima, e em fundos cambiais, esta proporção chega a 75%.
Ao abrir o evento, Seligman afirmou que uma das grandes preocupações dos fundadores do JOTA foi a de criar um modelo de negócios que fosse sustentável, que gerasse valor para o público-alvo. “E se você pensar que uma empresa de jornalismo, feita por jornalistas, construída incrementalmente, chega aos 10 anos, acho que dá mais orgulho ainda, e isso acontece graças a todo o esforço de focar muito mais na qualidade do que na quantidade de audiência, na qualidade das interações que a gente tem”. Em 2019, inclusive, o JOTA, venceu o prêmio de melhor startup de informação digital do mundo.
Sobre o futuro, Sangarné deu um spoiler de que a próxima área do JOTA PRO será a Trabalhista. “São muitos setores que merecem um aprofundamento maior, que merecem um espaço maior, uma especialização. Isso custa, precisamos de tempo, de talento, de tecnologia. Vamos investir nesse sentido”, detalhou.
O que as autoridades dos Três Poderes disseram sobre o JOTA
O Fórum JOTA: O Brasil em 10 anos, que contou com o patrocínio do YouTube do TikTok, teve a participação do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Barroso afirmou que sempre foi um entusiasta do JOTA, e cumprimentou a empresa pelos “10 anos num país de poucas instituições que se consolidam, 10 anos de um veículo relativamente tradicional nesse mundo de ascensão das plataformas digitais é um evento digno de celebração.”
Haddad disse que “todos nós aqui somos atentos leitores do que vocês publicam. É um prazer ver a qualidade do jornalismo que vocês praticam”.
Já Lira afirmou que o JOTA “tem tido um comportamento sempre mais responsável, mais técnico, mais cuidadoso com as informações que influenciam, para o bem e para o mal, a análise política, econômica, social, jurídica de todas as pessoas que acompanham, principalmente, eu falo aqui em nome da Câmara, momentaneamente, de tudo o que acontece naquela casa”.