No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Justiça suspende redução de terra indígena no Tocantins

Spread the love

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu a decisão da Justiça Federal de Gurupi que reduzia em 30% a área da terra indígena (TI) Taego-Awá, do povo Avá-Canoeiro do Araguaia, em Formoso do Araguaia, no Tocantins.

A decisão do TRF1 atende um pedido da Funai e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Em 2011, a Funai identificou a TI com 28 mil hectares e, em 2016, o Ministério da Justiça oficialmente reconheceu-a como de posse permanente.

Desde 2018, está em andamento o processo de demarcação da área.

A sentença de primeira instância, que determinava quais áreas devem ou não integrar o território indígena, foi considerada “invasão da competência do Poder Executivo”.

Segundo o relator do processo, juiz federal Emmanuel Mascena de Medeiros, a definição dos limites territoriais da terra indígena é atribuição do Poder Executivo, que deve seguir metodologia antropológica específica.

“A decisão do TRF1 afasta possível interferência do Poder Judiciário nos limites territoriais de terra indígena, preservando o trabalho técnico desenvolvido pela Funai”, ressalta o procurador-chefe da PFE-Funai, Matheus Antunes Oliveira.

Na mesma sentença, o TRF-1 determinou que a União, a Funai e o Incra concluam o processo de demarcação da terra indígena no prazo de 12 meses.

A decisão também prevê o reassentamento das famílias de agricultores que residem na área e o pagamento de indenizações pelas benfeitorias aos detentores de títulos de propriedade sobre a terra indígena.

O Ministério Público Federal (MPF) acompanhará o processo de desintrusão e realocação das famílias afetadas pela decisão.

O post Justiça suspende redução de terra indígena no Tocantins apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *