Lâmina de sangria do Gargalheiras baixa e atinge 11cm; RN tem chuvas de quase 90mm

Spread the love

O número de visitantes no açude Gargalheiras segue alto. Após um fim de semana de intensos congestionamentos devido à quantidade de pessoas que seguiu até o mirante da sangria do reservatório, o fluxo caiu na semana, mas a tendência é de crescimento a partir desta quarta-feira (10), com as proximidades dos festejos da emancipação política de Acari, que é no dia 11 de abril, e a proximidade do fim de semana. Além disso, a lâmina da sangria do reservatório caiu.

Se a lâmina de água sobre a parede do reservatório esteve próximo dos 25cm há cinco dias, na medição realizada às 8h apontou que o nível da água está apenas 11cm acima do limite do açude. Assim, caso não ocorram chuvas na região e em rios que deságuam no Gargalheiras, o “véu de noiva” pode deixar de existir nos próximos dias. A previsão, porém, é de chuvas para todo o estado nos próximos dias.

De acordo com o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), das 7h da terça-feira (9) até às 7h desta quarta (10), o Estado teve chuvas de até 89mm. Esse quantitativo foi registrado na cidade de Olho d’Água dos Borges, no Oeste Potiguar.

Ainda na Região, a sequência do acumulado segue com Pendências (59mm), Grossos (39.6mm), Alto do Rodrigues (37.6mm) e Ipanguaçu (35mm). Já na região Leste, São Miguel do Gostoso teve o maior quantitativo para o período, com 45.8mm, seguido de Parnamirim (44mm), São Gonçalo do Amarante (33.4mm) e Ceará-Mirim (31.6mm). Na capital Natal foram registrados 27.7mm.

Na Região Central Potiguar, que abrange o Seridó, onde está o Gargalheiras, as chuvas mais intensas foram em Parelhas (84.6mm), Fernando Pedroza (65mm), Caiçara do Rio do Vento (58mm), Cerro Corá (53mm) e Timbaúba dos Batistas (50mm). O Agreste também recebeu chuvas, sendo os maiores quantitativos registados em Santa Cruz (44mm), João Câmara (35.5mm), Sítio Novo (25mm), Brejinho (22.6mm) e Lagoa dos Velhos (21mm).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *