No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Levantamento indica que brasileiros avaliam positivamente os principais aeroportos do país

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Os brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços e a infraestrutura dos principais aeroportos do país. De acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), 93% dos viajantes atribuíram notas boas (4) ou muito boas (5) aos 20 maiores terminais do Brasil em dezembro de 2024. A pesquisa destaca avanços significativos em aspectos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Realizada por meio de entrevistas presenciais em salas de embarque e desembarque, a pesquisa utilizou uma escala de 1 a 5 para medir a satisfação dos passageiros. Em dezembro, 8.332 passageiros foram entrevistados nos principais aeroportos do país. Para garantir uma amostra diversificada e confiável, a coleta de dados ocorre nos períodos de maior fluxo de passageiros, como dezembro, janeiro e julho, quando as entrevistas são conduzidas diariamente. Nos demais meses, os levantamentos abrangem os 20 dias de maior movimento.

O estudo revelou que 7.739 passageiros classificaram como boas (nota 4) ou muito boas (nota 5) as condições de infraestrutura e serviços oferecidos pelos principais aeroportos do Brasil. Destaque para os terminais de Brasília (SBBR), Curitiba (SBCT), Florianópolis (SBFL) e Campinas (SBKP), que apresentaram altos índices de aprovação.

Os dados da pesquisa são disponibilizados aos aeroportos, e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) incentiva o uso dessas informações como ferramenta de gestão para implementar melhorias.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem o comprometimento do Governo Federal, aliado a obras de infraestrutura e aprimoramento dos serviços.

A pesquisa de satisfação reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços aeroportuários. Esses dados são fundamentais para aprimorarmos a experiência dos passageiros, assegurando segurança e comodidade”, destacou.

Já o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, celebrou o desempenho do Aeroporto de Brasília. “O alto índice de desempenho do terminal de Brasília é importante para a capital e para o país. Sem dúvidas, todos saem ganhando com esta avaliação positiva, que é fruto do empenho da atual gestão do aeroporto, juntamente com o Ministério de Portos e Aeroportos. Recentemente, o terminal brasiliense se consolidou como o maior centro de conexão de voos domésticos do Brasil”, disse Tomé.

A Coordenadora Geral de Gestão da Aviação Civil, Karla Andrea, ressaltou a relevância estratégica da pesquisa. “Para o governo, esse feedback positivo atrai novos passageiros e aumenta a credibilidade do terminal. É uma ferramenta poderosa para entender e atender melhor às necessidades dos usuários”, afirmou.

Sobre a pesquisa

Desde 2013, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia infraestrutura, atendimento e serviços nos principais aeroportos do Brasil. Além disso, monitora processos fundamentais, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, contribuindo para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e a melhoria contínua da experiência dos viajantes.

Fonte: Governo Federal

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