Macapá: Dr. Furlan é reeleito no 1º turno

Spread the love

Dr. Furlan (MDB) foi reeleito prefeito de Macapá com 84,62% dos votos válidos, com 75% das urnas apuradas. Ele liderou com folga as pesquisas durante toda a campanha das eleições municipais e não teve a reeleição ameaçada.

Natural de San José, na Costa Rica, Antonio Furlan logo se mudou para Belém do Pará, onde cresceu e se formou em medicina. Foi eleito deputado estadual do Amapá por três mandatos seguidos até disputar a Prefeitura de Macapá pela primeira vez, em 2020. Naquela eleição, em um resultado considerado surpreendente, derrotou Josiel Alcolumbre, irmão do então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

Em 2024, a expressiva liderança de Furlan nas pesquisas provocou a desistência de Josiel, e o União Brasil decidiu não lançar candidato a prefeito. A chapa de Furlan reuniu MDB, Podemos (que indicou o vice, Mario Neto), PSD, PSB e PRD.

Nem mesmo uma operação da Polícia Federal realizada em setembro impactou Furlan. Ele é alvo de investigação que apura indícios de fraude em um contrato de R$ 10 milhões destinado à urbanização, paisagismo e aterro hidráulico em Macapá. O prefeito nega irregularidades e afirma ser alvo de perseguição política.

Dividida, a oposição não conseguiu atingir um patamar competitivo ao longo da campanha eleitoral. Paulo Lemos (PSOL) terminou em um distante segundo lugar, com 10,15% dos votos; Aline Gurgel (Republicanos), que tinha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 3,76%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *