No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Mãe denuncia negativa de matrícula para filha autista na rede municipal de Petrolina

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Uma mãe solo de Petrolina denunciou ao Blog do Carlos Britto a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) do município por supostamente recusar a matrícula de sua filha autista, de 7 anos, em uma escola de tempo integral. Segundo relato, a justificativa apresentada pela secretaria foi a falta de vagas para alunos com deficiência que já fazem parte da rede municipal. As vagas disponíveis seriam destinadas exclusivamente a novos estudantes com deficiência.

A mãe, que também trabalha em uma escola integral em Juazeiro (BA), afirma que precisa da vaga para garantir que possa continuar cuidando das filhas e sustentando a família, já que o pai da criança faleceu há dois anos. “Quero saber onde ficam os direitos da minha filha autista de estar matriculada. Já denunciei o caso ao Ministério Público”, desabafou.

Ela ainda relata a indignação com a exclusão de sua filha do direito à educação e considera acionar instâncias internacionais, já que a criança possui dupla cidadania italiana. “Não suporto mais tanta humilhação por parte da Secretaria de Educação”, reforçou. A denúncia foi encaminhada pela mãe ao Ministério Público, que deve investigar o caso.

Resposta

A pasta constestou a denúnia e esclareceu, em nota, que desde 2023 prioriza a matrícula de estudantes com laudos comprobatórios, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No caso específico, a criança foi matriculada na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Caic), por ser mais próxima de sua residência.

De acordo com a gestão, essa medida visa a evitar deslocamentos longos, que poderiam causar desgaste à criança, considerando sua condição. A Secretaria destacou que o Caic oferece suporte adequado, incluindo o Atendimento Educacional Especializado (AEE), em conformidade com a legislação vigente.

A gestão afirmou ainda que em nenhum momento a matrícula foi negada e reforçou seu compromisso com a inclusão e a educação de qualidade para os estudantes. “Estamos sempre à disposição para dialogar e buscar as melhores soluções que garantam o direito à educação inclusiva”, frisou em nota. (Fonte: Blog do Carlos Britto)

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