No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Mel de cidade de SP ganha mercado nacional com certificação

Spread the love
mel produzido em Atibaia (SP)
Foto: Mapa/divulgação

O Serviço Municipal de Inspeção (SIM) de Atibaia, no interior de São Paulo, foi integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), permitindo que agroindústrias de mel locais comercializem seus produtos em todo o território nacional.

A autorização, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 26 de dezembro, marca um avanço significativo para o município, que anteriormente tinha restrição de vendas apenas para o mercado local.

Com a certificação, sete empresas de Atibaia já estão aptas a comercializar seus produtos em nível nacional, incluindo a MBee, agroindústria especializada em mel e gastronomia. Segundo Eugênio Basile, representante da MBee, a integração ao Sisbi-POA é um divisor de águas para a empresa, que prevê um crescimento de 20% a 25% em 2025.

“Atibaia foi o primeiro emissor de um SIM de méis para abelha nativa no estado de São Paulo”, conta Basile.

Além do mel, o município pretende ampliar a certificação para incluir outros produtos de origem animal, como queijos e embutidos, que possuem grande potencial de mercado nos grandes centros urbanos.

Processo de certificação

O processo para a integração ao Sisbi-POA levou cerca de dois anos e meio, incluindo ajustes no Serviço Municipal de Inspeção. A prefeitura de Atibaia investiu em estrutura, contratação de médico veterinário, veículos e equipamentos. Segundo o secretário de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola, a cidade também recebeu suporte técnico do Mapa e estudou experiências de outros municípios para cumprir os requisitos do programa.

Atibaia é a 10ª cidade do estado de São Paulo a conquistar a certificação de forma individual. Outros dois consórcios intermunicipais no estado também realizam inspeções pelo Sisbi-POA.

Impacto para o município

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a integração ao Sisbi-POA estimula o desenvolvimento local, gerando emprego e renda. O programa, instituído em 2006, busca padronizar os procedimentos de inspeção e garantir a segurança alimentar.

Desde 2023, a gestão federal intensificou o processo de certificação, com mais de 1,5 mil municípios em processo de integração ao Sisbi-POA. O objetivo é ampliar o número de cidades certificadas, saindo de 300 para quase 2 mil em todo o país.

O post Mel de cidade de SP ganha mercado nacional com certificação apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *