No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Memórias e tradições do Parque Moscoso deram nome ao Cras do Centro

Spread the love

O Centro de Referência de Assistência Social do Centro (Cras) de Vitória recebeu o nome do famoso e querido parque da capital, o Parque Moscoso. O mais antigo, popular e tradicional local da cidade tem diversas histórias desde sua criação, guardando a memória e a tradição do bairro.

Dando nome ao Cras que atende a região do Centro, o Parque Moscoso foi inaugurado em 1912 e este ano completa 112 anos. Um dos cantinhos mais queridos de Vitória, o local fez parte da infância e vivência de muitos capixabas, sendo até hoje referência de aconchego e bons momentos.

O Centro de Referência de Assistência Social Parque Moscoso, atende os bairros Do Cabral, Capixaba e Comunidade de Cidade Alta, Fonte Grande, Ilha do Príncipe, Do Moscoso, Parque Moscoso, Piedade, Do Quadro, Santa Clara e Vila Rubim.

O Parque Moscoso, um dos pontos mais famosos da capital, foi construído sob o aterro da “Lapa do Mangal”, que era conhecida como “Campinho da Vila do Moscoso”, como foi denominado pelo governador responsável pelo aterro nos fins do século XIX, Henrique Moscoso, e que posteriormente daria o nome ao parque.

Quem passa por lá pode relatar muitas histórias de vida, como Cosmira Felix, de 38 anos, moradora do bairro Ilha do Príncipe. A munícipe diz que desde quando chegou no Espírito Santo, quando veio da Bahia, tem boas lembranças no local.

“Eu sempre estou por lá. Em épocas como essa [páscoa] fica tudo muito lindo. Inovou tudo, nunca tinha visto ele tão enfeitado, fico muito feliz”, disse ela.

Outros fatos relevantes relatados são as transformações pelas quais o Parque Moscoso passou ao longo dos anos, em especial na década de 1950 e nos início dos anos 2000.

O Centro de Referência de Assistência Social do Centro de Vitória recebeu o nome do famoso e querido parque da capital. Representando o aconchego e o carinho que o Parque Moscoso traz para aqueles que o rodeiam, os serviços do Cras têm papel fundamental na comunidade.

Cosmira comentou sobre como é ser atendida pelo Cras Parque Moscoso e a importância que ele tem em sua vida. “Desde quando eu cheguei aqui com a minha família, nós fomos acolhidos pelo Cras. Sempre fomos apoiadas e assistidas. É muito importante termos o Cras com pessoas maravilhosas que nos acolham, não só socialmente, mas afetivamente também. Eles estão sempre nos impulsionando a prosseguirmos e conquistarmos com um passo de cada vez nossos objetivos e projetos”, disse a moradora.

A munícipe acrescentou ainda que se sente mais forte e confiante com os serviços proporcionados pelo Cras. “Chegamos a essa rede muito debilitados e através desse apoio conseguimos nos fortalecer e caminharmos mais seguros e confiantes”, finalizou.

“O nome de cada Cras foi escolhido pela comunidade, e para a região, o Parque Moscoso é muito importante, as famílias têm histórias com o parque e as famílias também têm histórias com o Cras, que trabalha para garantir direitos das pessoas”, disse a secretária de Assistência Social Cintya Schulz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *