Meu Celular: primeiros celulares recuperados pela polícia são entregues em Fortaleza

Spread the love

O governador Elmano de Freitas realizou, nesta quarta-feira (22), a entrega dos primeiros aparelhos recuperados por meio do Programa Meu Celular, desenvolvido pelo Governo do Ceará.

Os proprietários dos celulares foram vítimas de roubo e furto ou tiveram seu bem extraviado. O Meu Celular, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos.

O programa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE), que já soma mais de 12,3 mil usuários cadastrados, com mais dee 5,6 mil dispositivos registrados na base de dados, sendo que 5.097 estão sem alertas de perda, furto ou roubo e outros 579 possuem alerta.

As pessoas que estavam em posse desses aparelhos (furtados, roubados ou perdidos) foram intimadas e devolveram os aparelhos para a PCCE. O governador Elmano de Freitas ressaltou a boa-fé dos cearenses e o sucesso da plataforma.

Meu Celular

O Meu Celular, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos. O programa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

A plataforma Meu Celular já soma 12.317 usuários cadastrados, com um total de 5.690 dispositivos registrados na base de dados, sendo que 5.097 estão sem alertas de perda, furto ou roubo e outros 579 possuem alerta.

As pessoas que estavam em posse desses aparelhos (furtados, roubados ou perdidos) foram intimadas e devolveram os aparelhos para a PCCE. “O povo cearense é tão correto que essas centenas de celulares foram entregues”, completou o governador.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, explicou que a estratégia será permanente para desestimular a prática de crimes relacionados, incluindo a receptação. “A ideia é desmotivar as pessoas que venham a praticar esse tipo de crime no Ceará. Também identificar pessoas que façam comércio fruto de objetos de roubo ou outros crimes. Com isso, reduzir os índices de assaltos e furtos”, garantiu.

Operações da PCCE no Interior

Até o momento, 155 celulares foram apreendidos durante operação em Jijoca de Jericoacoara, no dia 15 de abril. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, 53 celulares foram apreendidos no mês de abril.

Vale destacar que nem todos esses aparelhos foram cadastrados na ferramenta Meu Celular, mas com o cruzamento de dados dos Boletins de Ocorrência e das operadoras de telefonia, a Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários.

Devolução dos aparelhos para as Forças de Segurança

Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza-CE.

O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, falou sobre a ação: “Primeiro, a Polícia intima, aguarda a resposta da pessoa. Caso ela informe que não vai devolver, ou se mostre resistente, a gente toma outras medidas, como intimar pessoalmente”, explicou.

Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.

Cadastre-se

Para fazer o cadastro na plataforma Meu Celular, o usuário deve criar um perfil no endereço: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *