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A Microsoft revelou no GDC 2024 o DirectSR, uma nova tecnologia destinada a facilitar a implementação de soluções de upscaling, como DLSS da NVIDIA, FSR da AMD, e XeSS da Intel, em jogos. Essa inovação é apresentada como uma ponte entre os jogos e as tecnologias de super-resolução, prometendo uma interface acessível e eficaz para desenvolvedores que precisam suportar algum tipo de upscaling em seus títulos.
O DirectSR visa eliminar a fragmentação causada pela variedade de GPUs e tecnologias de upscaling disponíveis no mercado. Com ele, a Microsoft propõe uma espécie de compilador universal capaz de tornar os jogos compatíveis com qualquer solução de upscaling sem necessidade de otimizações específicas e onerosas para cada tecnologia. Isso significa que, independentemente da GPU que os jogadores possuam, eles poderão aproveitar as melhorias visuais proporcionadas pelo upscaling, garantindo uma experiência de jogo otimizada e acessível a um espectro mais amplo de usuários.
Apoio da indústria e desenvolvimento colaborativo
A AMD e a NVIDIA já expressaram interesse em colaborar no desenvolvimento do DirectSR, o que sugere um forte apoio da indústria para a iniciativa. A colaboração entre esses grandes nomes da tecnologia pode acelerar o desenvolvimento e a adoção do DirectSR, beneficiando tanto os desenvolvedores de jogos quanto os jogadores.
Impacto potencial no ecossistema de jogos
Se bem-sucedido, o DirectSR tem o potencial de revolucionar a forma como as tecnologias de upscaling são implementadas nos jogos, oferecendo uma solução unificada que pode reduzir o trabalho de desenvolvimento e otimização para as equipes de criação de jogos. Para os jogadores, isso se traduz em uma maior consistência e qualidade visual dos jogos, independentemente da plataforma ou hardware utilizado.
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Embora ainda esteja nos estágios iniciais de desenvolvimento, o DirectSR da Microsoft representa um passo promissor em direção a um futuro em que a implementação de tecnologias de upscaling em jogos pode ser simplificada e padronizada. Ao unir forças com gigantes da indústria como AMD e NVIDIA, a Microsoft está pavimentando o caminho para melhorias significativas na acessibilidade e desempenho visual dos jogos. A comunidade de jogadores e desenvolvedores certamente estará atenta ao progresso e à implementação futura do DirectSR.
O post Microsoft DirectSR: implementação de tecnologias de Upscaling em games será simplificada apareceu primeiro em Xbox Blog.