CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Moradores de Paratinga, município localizado no oeste da Bahia, estão enfrentando sérios problemas com a qualidade da água fornecida pela cidade, que tem chegado às torneiras com aparência turva e imprópria para o consumo. A situação tem gerado preocupação e insatisfação generalizada, com os moradores cobrando uma solução imediata das autoridades responsáveis(veja as imagens).
Clique aqui para fazer parte do canal do Notícias da Lapa no WhatsApp.
Segundo relatos dos habitantes, a água fornecida está com coloração alterada. Em muitos casos, os moradores têm evitado utilizar a água para atividades cotidianas como banho e até mesmo o consumo, temendo impactos à saúde.
Esse não é o primeiro problema enfrentado pela cidade relacionado à qualidade da água. No início deste ano, o Ministério Público da Bahia, por meio do promotor de Justiça José Franclin Andrade de Souza, já havia acionado judicialmente o Município de Paratinga e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para que regularizassem o fornecimento de água potável, devido à presença de coliformes fecais e E. coli, além de índices elevados de turbidez, que são indicativos de contaminação(relembre aqui).
O MP ingressou com uma ação civil pública, solicitando que, em caráter de urgência, o Saae atendesse aos parâmetros mínimos de adequação do serviço, e passasse a entregar água sem a presença de coliformes ou E. coli, e com índice de turbidez não superior a 5 UT (unidades de turbidez). A irregularidade foi detectada pela Vigilância da Água do Ministério da Saúde (Vigiágua), que apontou que das 38 amostras coletadas da água fornecida, 33 estavam acima dos limites estabelecidos.
O promotor José Franclin Andrade de Souza destacou que alguns dos pontos de coleta, com presença de coliformes e níveis de turbidez elevados, estavam localizados em unidades de saúde e escolas, expondo profissionais da saúde, alunos e pacientes aos riscos da água contaminada. Ele ressaltou ainda que até mesmo hospitais, creches e escolas infantis foram afetados, o que agrava ainda mais a situação, considerando a vulnerabilidade desses ambientes.
Na ação, o MP solicitava que a Justiça desse um prazo de cinco meses para a regularização do serviço, mas a resposta das autoridades locais foi insuficiente. Tanto o Saae quanto o Município foram convocados para prestar esclarecimentos durante a instrução do processo, mas permaneceram inertes. A Vigilância Sanitária Municipal reconheceu o problema, mas não deu prazo para a resolução da situação. Sem alternativas, o MP decidiu acionar judicialmente o Município.
Agora, com o retorno das reclamações por parte da população, os moradores de Paratinga aguardam que as autoridades tomem as providências necessárias para garantir o fornecimento de água de qualidade e segura, livre de contaminantes e adequada ao consumo humano.
The post Moradores de Paratinga reclamam de água turva nas torneiras e cobram solução urgente first appeared on Notícias da Lapa.