No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

NEF/FGV lança livro destrinchando as alterações propostas pela reforma tributária

Spread the love

De autoria do Núcleo de Estudos Fiscais da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o livro “Nossa Reforma Tributária” analisa as principais mudanças introduzidas pela Emenda Constitucional (EC) 132/2023, do PLP 68/2024 –no sistema tributário brasileiro, que visa reformar a tributação sobre consumo no país e institui novos impostos nas estruturas admnistrativas.

Preencha o formulário e baixe o ebook Nossa Reforma Tributária, com um conjunto de análises profundas sobre a proposta e seus possíveis impactos

Com 49 artigos de especialistas e pesquisadores do NEF/FGV, a obra reúne uma coletânea de pesquisas que traçam uma linha do tempo sobre o histórico da tributação nacional e sua evolução até a chegada da EC 132/2023, assim como aborda os impactos do novo modelo no setor econômico e as propostas para garantir a segurança jurídica e evitar litígios excessivos na esfera tributária.

Entre as principais alterações tributárias mencionadas, estão a criação do Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) Dual, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – substituto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) – e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), substituto do PIS e Cofins.

Além disso, o livro trata da alteração proposta por meio da criação do imposto seletivo, com enfoque em produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Também há a abordagem de os estados, municípios e o Distrito Federal compartilharem a arrecadação do IBS, coordenada por um Comitê Gestor. Um outro ponto comentado na obra é a simplificação tributária, em que há a proposta de redução da cumulatividade e maior aplicação do princípio de destinação do tributo. 

Entre os desafios estabelecidos pela reforma tributária e a EC 132/2023, o livro “Nossa Reforma Tributária” elenca os conflitos de competência entre entes federativos, em especial no que diz respeito à arrecadação e fiscalização do IBS; a necessidade de alinhamento e uniformidade nas interpretações tributárias, principalmente nos setores de combustíveis e telecomunicações; e a adaptação à transição entre sistemas antigos e novos.

Baixe o ebook Nossa Reforma Tributária, clicando aqui

Ao longo da publicação, os especialistas defendem os princípios de simplicidade, neutralidade, transparência e segurança jurídica, alçados ao patamar de princípios constitucionais pela Constituição de 1988. Por fim, os artigos reunidos ao longo da obra buscam analisar e propor soluções para a melhoria da tributação sobre a renda e métodos alternativos de solução de conflitos. Baixe agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *