No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

No Sul do país: Expedição Soja Brasil acompanha de perto o plantio da soja

Spread the love
Foto: Programa Soja Brasil

A Expedição Soja Brasil continua sua jornada pelo sul do país, e as notícias para a soja em Santa Catarina são boas. A semeadura da soja na maior região produtora do estado está a todo vapor, com o plantio em andamento e previsões animadoras para o ciclo 2024/25. As lavouras em Campos Novos, município que concentra a maior produção de soja de Santa Catarina, estão em plena implantação, e o trabalho segue até janeiro.

Estratégias adotadas

O produtor Chico planta em épocas diferentes do ano para lidar com as variações climáticas e garantir uma colheita mais estável. Ele explica que o plantio escalonado, com a semeadura de variedades precoces e mais tardias, permite que as lavouras floresçam em diferentes momentos do ciclo, entre dezembro e fevereiro. Isso ajuda a minimizar os impactos de fatores climáticos adversos e garante mais estabilidade para a colheita. A prática de plantar soja em diferentes épocas, aliada ao manejo preciso, tem sido um diferencial na busca por mais estabilidade nas fazendas.

Crescimento e boa produtividade

Para esta safra de soja, a área projetada para o cultivo de soja em Santa Catarina é de cerca de 766.000 hectares, o que representa um pequeno avanço em relação à safra passada. A expectativa de produtividade é boa, e as condições climáticas até o momento têm favorecido o desenvolvimento das lavouras. A Epagri projeta uma colheita de 3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de quase 13% em relação ao ciclo anterior. Para muitos produtores, essa promete ser uma safra de recuperação, após três anos consecutivos de problemas climáticos, como estiagens no verão e frio excessivo no inverno.

Clima favorável à soja e recuperação

Os agricultores estão otimistas com as condições climáticas deste ano, que têm colaborado muito mais do que nos últimos ciclos. O presidente da Aprosoja SC, Alexandre Di Domenico, destaca: “O clima está ajudando, e era uma expectativa de todos, já que tivemos três anos seguidos de problemas climáticos. Finalmente, estamos vendo a normalidade voltar, e isso traz grandes perspectivas para a safra.” O tempo favorável permite que o ciclo de plantio e a janela adequada para a semeadura se mantenham, impulsionando as expectativas para o futuro da soja em Santa Catarina, especialmente nas regiões do Planalto Sul, Planalto Norte e Oeste do estado.

Investimentos na produção da soja

Outro dado positivo é o crescimento da produção de sementes em Santa Catarina, especialmente em Campos Novos. A região concentra 53.000 hectares destinados à produção de sementes de soja, o que contribui para o aumento da área plantada no estado. De fato, a soja tem substituído o milho em algumas áreas, o que resultou em um incremento de 10% na produção de soja na região. Os produtores estão confiantes, apostando em boas perspectivas climáticas e em investimentos na cultura. A soja se tornou uma das principais culturas da região, e muitos agricultores estão ampliando suas áreas de plantio, buscando aproveitar as boas condições para obter alta produtividade.

Tecnologia no campo

A tecnologia tem sido uma aliada importante para os produtores de soja catarinenses, permitindo um manejo mais eficiente das lavouras. O uso de máquinas equipadas com controle remoto e sistemas de monitoramento em tempo real facilita o manejo da soja, o que garante precisão na aplicação de insumos e no controle das máquinas no campo.

Com isso, é possível acompanhar em detalhes a quantidade de sementes semeadas, o uso de fertilizantes e até mesmo a distribuição de nutrientes nas lavouras, o que resulta em melhores resultados e maior produtividade. A média de produção na região tem alcançado 80 sacas por hectare, um indicativo claro de que as tecnologias estão ajudando a melhorar a produtividade e a eficiência das lavouras.

O post No Sul do país: Expedição Soja Brasil acompanha de perto o plantio da soja apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *