CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor nos próximos dias. O fenômeno, caracterizado por uma massa de ar quente persistente, será o segundo episódio do tipo em 2025 e promete elevar as temperaturas acima da média em várias regiões do país.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segunda onda de calor do ano
Entre 15 e 19 de janeiro, o Brasil recebeu a primeira onda de calor do ano, que atingiu a região Sul, trazendo temperaturas extremamente elevadas. Nesse período, Quaraí (RS) registrou 39,6 °C, São Borja (RS) chegou a 39,4 °C e Porto Murtinho (MS) marcou impressionantes 42,1 °C.
A Climatempo destaca que o fenômeno La Niña tem dificultado a expansão do calor pelo território brasileiro. Isso acontece porque o fenômeno favorece a formação de canais de umidade, que atenuam o calor e limitam sua propagação para outras regiões do país. Mesmo assim, a nova onda de calor conseguirá se estabelecer, especialmente na faixa centro-sul do Brasil assim como a primeira de 2025.
Segunda onda de calor
A nova onda de calor começa neste domingo (2) e se estende até a próxima sexta-feira (7). De acordo com a Climatempo, durante esse período, as temperaturas, normalmente elevadas nesta época do ano, subirão acima da média climatológica para o mês de fevereiro.
As áreas que irão sentir essa elevação de temperatura (em vermelho no mapa) incluem:
- oeste e sul de Mato Grosso do Sul,
- oeste e sudoeste do Paraná,
- oeste de Santa Catarina,
- regiões norte, Missões, central, oeste e Campanha do Rio Grande do Sul.
Nessas localidades, as temperaturas devem ficar até 5 °C acima do normal por pelo menos cinco dias, caracterizando uma onda de calor “clássica”.
Outras áreas (em laranja no mapa) também terão temperaturas mais altas, mas sem atender a todos os critérios para serem consideradas parte da onda de calor. Nesses locais, os termômetros podem subir entre 3 °C e 5 °C acima da média, variando ao longo do período.
Essas áreas incluem:
- extremo sudoeste de Mato Grosso,
- regiões noroeste, central e sudeste de Mato Grosso do Sul,
- noroeste, central e sudeste do Paraná,
- leste de Santa Catarina,
- Porto Alegre, região serrana , Região Metropolitana de Porto Alegre, vales e sul do Rio Grande do Sul.
Pode chover durante a onda de calor?
A Climatempo afirma que pode haver chuva nesse período, embora a massa de ar quente tenda a inibir a formação de nuvens.
Ainda estamos no verão, e há bastante umidade disponível na atmosfera. Por essa razão, pancadas isoladas de chuva não estão descartadas, principalmente no período da tarde e à noite.
O post Nova onda de calor vem aí! Confira áreas que vão ‘derreter’ apareceu primeiro em Canal Rural.