O ambiente humano e o ambiente natural se degradam em conjunto

Spread the love

Meio Ambiente e Dignidade Humana: Reflexões sobre Laudato Si’ no Dia Mundial do Meio Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente começou, em 1974, com o tema “Uma Só Terra”, refletindo a necessidade de proteger nossa casa comum, um conceito central na encíclica Laudato Si‘. Estabelecida, em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano, essa data tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população mundial para a proteção ambiental.

Em Laudato Si’, publicada em maio de 2015, o Papa Francisco não apenas aborda o cuidado com o meio ambiente, mas enfatiza a dignidade e o valor intrínseco de cada ser humano. Ele critica a cultura do descarte, o qual, muitas vezes, ignora ou marginaliza os mais vulneráveis: imigrantes, os nascituros, os pobres entre outros.

Já na introdução do documento, Francisco destaca que tudo está interligado na casa comum:

A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida. Esses temas nunca se dão por encerrados nem se abandonam, mas são constantemente retomados e enriquecidos.

Como o Papa destaca em outro trecho da carta, uma vez que tudo está relacionado, também não é compatível a defesa da natureza com a justificação do aborto. Para o Papa, não parece viável um percurso educativo para acolher os seres frágeis que nos rodeiam e que, às vezes, são molestos e inoportunos, quando não se dá proteção a um embrião humano, ainda que a sua chegada seja causa de incômodos e dificuldades.

Soluções para a sociedade

No “Capítulo Quatro: Uma Ecologia Integral”, o documento destaca a principal solução para os desafios sociais e ambientais contemporâneos. A ecologia integral reconhece que os seres humanos são parte integrante de um mundo mais amplo, e defende a necessidade de “soluções abrangentes que levem em conta as interações entre os sistemas naturais e sociais” (LS 139).
O que é uma encíclica?

Laudato Si’ é uma encíclica do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, que aborda o cuidado com o meio ambiente e todas as pessoas, além de explorar a relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. Vale recordar que uma encíclica é uma carta pública do Papa que desenvolve a doutrina católica sobre um tópico, muitas vezes à luz de eventos atuais. Neste sentido, Laudato Si dá continuidade à Doutrina Social da Igreja.

No documento, Francisco aborda vários temas importantes sobre a dignidade humana, o cuidado da “Casa Comum” e reforça o ensinamento da Doutrina Social da Igreja, essa doutrina dá continuidade aos ensinamentos de outros pontífices como: São João Paulo II que escreveu a “Laborem Exercens” (1981), “Sollicitudo Rei Socialis” (1987), “Centesimus Annum” (1991), e Compêndio da Doutrina Social da Igreja (2004) teve sua assinatura apostólica, e o Papa Bento XVI escreveu a “Caritas in veritate” (2009). Portanto, uma infinidade de documentos que podem ser explorados e estudados, e complementam Laudato Si.

Leia mais:
.:Laudato si uma analise da repercussao midiatica
.:Meio ambiente: Deus confia ao homem a Sua criação
.:Jesus nos ensina por meio da natureza
.:O que podemos aprender no convívio com os animais?
.:São Francisco de Assis e Santa Clara: filme Irmão Sol, Irmã Lua

Últimos acontecimentos climáticos no Brasil

Com os últimos acontecimentos trágicos, devido às ações climáticas como: enchentes e chuvas no Sul do Brasil, o tema do meio ambiente ganhou mais espaço de discussão no meio acadêmico, nos jornais e debates políticos.

O Brasil e o mundo viram, pelas mídias sociais, o quanto o brasileiro é solidário diante das catástrofes no Rio Grande do Sul; a sociedade civil e poder público somaram forças para mitigar o sofrimento do povo gaúcho que continuam reconstruindo suas vidas.

Cabe ao poder público colocar todos os recursos e meios possíveis para solucionar os problemas causados pelas chuvas, além de realizar ações de prevenção e conscientização para futuros eventos climáticos. Especialistas afirmam que muito poderia ter sido evitado com medidas adequadas. À população, cabe fiscalizar o uso dos recursos públicos, evitar a corrupção e cobrar dos representantes políticos ações concretas sobre o tema.

Uma alerta para os comunicadores

Mais do que em outra época, a Lautado Si necessita ser estudada e explorada. Cabe aos comunicadores, principalmente os cristãos, não serem confundidos com os temas que norteiam o meio ambiente nas discussões públicas, que diversas vezes são utilizados como “Cortina de Fumaça” para favorecer interesses pessoais e egoístas.

Palestras, cursos, rodas de conversa e paralisações vão ganhar mais espaço sobre o tema neste Dia Mundial do Meio Ambiente, que é muito importante e urgente. Entretanto, usando as palavras do próprio Papa, não podemos encontrar soluções não só na técnica, mas também numa mudança do ser humano; caso contrário, estaríamos a enfrentar apenas os sintomas.

Por fim, o Papa convida a população atual a explorar os recursos naturais com consciência, visando o futuro das novas gerações: “Cada comunidade pode tomar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas tem também o dever de protegê-la e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras.” (LS 67).

O post O ambiente humano e o ambiente natural se degradam em conjunto apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *