O maior joinvilense da história do esporte

Spread the love

Treinador Pingo ( Foto: Reprodução/ TVBE-Joinville)

Ramirez disputou duas copas do mundo, mas é carioca. O maior atleta nascido em Joinville é Luiz Roberto Magalhães, o Pingo, que foi capitão no JEC, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, entre outros. Hoje morando em sua confortável residência de verão na praia da Prainha da Enseada (São Francisco do Sul), aos 56 anos, nas poucas vezes que é visto em seu carro branco importado é para jogar futevôlei com amigos mais jovens na parte mais larga da praia. Desde que deixou o São José de Porto Alegre há poucos meses, Pingo já foi sondado algumas vezes por clubes gaúchos e catarinenses, mas não tem pressa para voltar ao trabalho. Afinal, como atleta e treinador (1986-2024) já conseguiu um patrimônio suficiente para se aposentar. “Não pretendo parar”, garante  ele. O futebol faz parte de sua vida.

Emprestou dinheiro ao Grêmio

Uma das passagens mais inusitadas no Grêmio aconteceu no primeiro ano no clube, em 1993. Em meio a uma crise financeira, Fábio Koff e seu diretor de futebol Cacalo o chamaram na sala do presidente. Lá confirmou o que se comentava: o Grêmio estava sem dinheiro e o final da Copa do Brasil se aproximava e eles precisavam renovar contratos de jogadores importantes, só que não tinham dinheiro para o pagamento de “luvas”. Depois de pedirem ao “capitão” do time que contornasse o problema no vestiário, os diretores foram surpreendidos com uma solução apresentada por Pingo. O dinheiro que na semana passada o Grêmio pagou suas “luvas” (com atraso) ainda estava em sua conta corrente. Pingo emprestou o dinheiro ao clube para receber futuramente “sem juros”. O Grêmio renovou com os jogadores e pagou os atrasados. “Não foi empréstimo, eu só devolvi…”, lembra o sorridente Pingo.

O mais jovem vereador eleito da história de Joinville

Mateus é o vereador mais jovem de Joinville (Foto: Reprodução TVBE/Joinville)

Aos 21 anos, o estudante de economia Mateus Batista é o vereador eleito mais jovem da história de Joinville. Candidato pelo União Brasil, ele recebeu 5.447 votos. A partir de 2025 ele vai integrar a bancada governista porque no primeiro já havia trabalhado para Adriano Silva e a escolha de seu partido aconteceu depois de uma análise das siglas que iriam apoiar o governo. Seu ingresso na política ocorreu aos 17 anos, quando foi convidado pelo então deputado estadual Bruno Souza para ser assessor. Em 2022 ele coordenou a campanha de um candidato do seu segmento (MBL) à Câmara Federal, que não se elegeu. “Em 2024 será a minha vez”, disse. Nos dois anos seguintes fortaleceu seu trabalho nas redes sociais (só no Instagram tem 157 mil seguidores) e se elegeu com facilidade, fazendo 1.438 votos a mais do que a segunda vereadora eleita pela sigla, a candidata à reeleição Tânia Larson.

Novo partido

Mateus Batista será um dos principais líderes em Santa Catarina no futuro partido “Missão”. O processo de formalização no TSE está em andamento e com o número de assinaturas exigidas. O novo partido reunirá todas as lideranças do MBL (Movimento Brasil Livre), segmento que reúne deputados federais como Kim Kataguiri e vereadores do município de São Paulo.

Ainda o ginásio Ivan Rodrigues

Na defesa de uma reforma no ginásio Ivan Rodrigues, projeto que iniciou junto ao governo estadual e que terá licitação publicada em breve, o deputado estadual Fernando Krelling lembra que em 2021, após o Estado receber o imóvel abandonado do Município, ele e seu indicado na presidência da Fesporte (Kelvin Nunes Soares) tentaram permutar o terreno do ginásio com uma construtora. A contrapartida seria a empresa construir um ginásio estadual em outro local. Não houve interesse pela localização estar entre quatro ruas e às margens de um riacho (Lei de proteção às margens de rios). Com a pandemia, o tema foi esquecido. A solução seria uma reforma. O recurso do projeto foi conseguido e está aprovado pela prefeitura. Agora a licitação. Krelling admite que o Município solicitou a devolução do ginásio abandonado, mas para aproveitá-lo como área de “gamer” e pista de skate. “Isso a prefeitura pode fazer em outro local e não no Ivan Rodrigues, um patrimônio do esporte coletivo”, afirma o deputado estadual de Joinville. Com a reforma, Joinville terá um ginásio estadual e outro municipal.

Curtas

– Novo encontro (o segundo) entre o governador Jorginho Mello e o MDB acontecerá na próxima quarta-feira. Antídio Lunelli deverá ser anunciado como secretário da Agricultura, formalizando, assim, a aliança do MDB com o governador.

– Prefeito eleito de Barra Velha em 2020, Douglas Elias da Costa (PL), deixou o sistema prisional de Canhamduba (Itajaí) depois de ser preso em 26 de janeiro por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A 4ª Câmara do Tribunal de Justiça de Santa Catarina transformou a prisão preventiva em medida cautelar.

– O ex-prefeito não poderá se aproximar da prefeitura e nem se ausentar do município por mais de três dias sem autorização da Justiça. Douglas era o último acusado do escândalo na prefeitura de Barra Velha que ainda estava detido.

– Há uma semana, o ex-deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos) e seu pai João Norberto Coelho Neto (ex-deputado estadual) conversaram com Fernando Krelling em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

– Coelho pediu um prazo para pensar sobre seu ingresso no MDB. Pretende decidir seu futuro partidário até o final do ano, mas é muito provável que ingresse no MDB, partido de origem de seu pai.

– Não ficou definido quem deve concorrer a federal ou estadual, mas a dupla Krelling e Coelho estarão juntos em 2026.

– O ex-deputado Sérgio Silva (1995 a 1999), que foi líder da bancada do PMDB, sofreu um acidente doméstico no último domingo. Com um corte na cabeça, foi medicado no Hospital Municipal São José e liberado. Por isso está afastado da apresentação de seu programa diário na TVBE/Joinville.

Entre em contato com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47) 99964-4082

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *