No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

O novo formato do governo Jorginho: cargo pode afetar a relação entre Fabrício e Seif – entre outros destaques

Spread the love

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Governo abrigará ex-prefeitos do PL em secretarias – Imagem: Secom

No dia 23 de outubro, divulguei com exclusividade as mudanças que ocorrerão no Governo do Estado. Nas últimas semanas, movimentos confirmaram a informação, trazendo novidades.

Fontes ligadas ao governo informaram que o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, está confirmado para comandar a Secretaria de Estado do Turismo. Ele assume com “porteira fechada”, ou seja, terá o direito de indicar o seu adjunto. Com isso, além de Evandro Neiva, a adjunta, Catiane Seif, também não deverá permanecer no governo. Há quem diga que pode ser buscado outro espaço para ela, mas nada está acertado.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também está confirmado para o comando da Defesa Civil. A prefeita de Itapema, Nilza Simas, deverá ficar com a Superintendência de Saúde, enquanto a prefeita de Vargem, Milena Lopes, poderá ocupar o cargo de adjunta da Saúde. Já o prefeito de Indaial, André Moser, poderá ser o adjunto da Indústria e Comércio, que é comandada por Sílvio Dreveck.

Os anúncios enfrentam algumas resistências no governo. Um exemplo está na Articulação Nacional: a secretária Vânia Franco não gostou ao saber pelo SCemPauta que a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, poderá ser sua adjunta. Beto Martins, que está encerrando seu período no Senado, reassumirá o comando de Portos e Aeroportos.

Na Casa Civil, Carlos Eduardo Mamute assume como adjunto ao retornar de viagem. A nomeação será, no máximo, no dia 15 de dezembro. Já a entrada de Bruno Oliveira no governo ainda não está definida. Secretário de Comunicação de Florianópolis, sua ida enfrenta resistência do prefeito Topázio Neto (PSD), que não quer perder um dos principais nomes de sua gestão. O jornalista só irá para o Centro Administrativo caso Topázio permita. A questão é que já foi discutido o aproveitamento de Oliveira como consultor ou como secretário, sendo que a segunda hipótese ganhou força por influência dos filhos do governador. Nessa secretaria, tudo pode acontecer.

Com exceção de Mamute, as posses ocorrerão após o ano-novo, quando encerram os mandatos dos prefeitos que serão nomeados.

Tentando ficar

Família Seif tenta disputar espaço com Fabrício – Imagem: Rede Social

Nos bastidores, comenta-se que a secretária adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif, tem se movimentado para assumir o comando da pasta, em vez do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL). Essa situação teria causado ruídos, já que Oliveira é próximo do senador Jorge Seif Júnior (PL), marido de Catiane. A questão é simples: Fabrício será, em janeiro, um ex-prefeito e pré-candidato a deputado. Por isso, Jorginho optou por ele. Já Catiane não tem força política.

Trabalho elogiado

O fato é que a secretária adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif, tem realizado um trabalho que é elogiado por vários setores do governo. Uma de suas principais ações foi o início das conversas com a TAP para operar em Santa Catarina. Há quem diga que, se ela perder o cargo, será um forte golpe no senador Jorge Seif Júnior (PL), que, durante a eleição, mostrou não ter musculatura política e, agora, nem mesmo ao ponto de manter Catiane no governo.

MDB

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) assumirá em janeiro. Ele será o secretário de Estado da Agricultura, porém, não terá o comando da Cidasc nem da Epagri, conforme já anunciei. Quanto a Jerry Comper, o governador Jorginho Mello (PL) não o quer mais como secretário, preferindo Carlos Chiodini, que, por sua vez, não aceita entrar em confronto com um colega de partido. Por isso, Comper deve permanecer no cargo por decisão do MDB, e não do governador. Assim, Chiodini terá que se contentar com o Meio Ambiente e Economia Verde ou aguardar a criação de um novo espaço para acomodá-lo. A Casa Civil não será entregue a ele. O fato é que a situação tem irritado Chiodini devido à demora.

Apoio a Garcia

O deputado estadual Júlio Garcia (PSD) já conquistou importantes apoios para a eleição à presidência da Assembleia Legislativa. As bancadas do Novo, Progressistas, Podemos, Republicanos e União Brasil já declararam apoio, além do próprio PSD.

Liberal anuncia apoio

Naatz é o primeiro deputado do PL a se manifestar – Imagem: Bruno Collaço/Alesc

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) declarou que a melhor escolha para a presidência da Assembleia Legislativa é o deputado estadual Júlio Garcia (PSD). É o primeiro anúncio de apoio do Partido Liberal.

Apoio do Novo

Ontem, a assessoria do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) entrou em contato para informar que ele foi o primeiro a declarar voto em Júlio Garcia (PSD). A assessoria lembrou que a informação foi publicada em primeira mão na coluna de Luiz Veríssimo, no SCemPauta, há um mês, em 28 de outubro. “Acordo é para ser cumprido”, disse Cadorin a Veríssimo.

PL na mesa

O governador Jorginho Mello (PL) perguntou aos deputados estaduais do Partido Liberal quem deseja compor a mesa diretora da Assembleia Legislativa. Os deputados Carlos Humberto Silva e Nilso Berlanda demonstraram interesse. Coube ao líder da bancada, Marcius Machado, buscar a construção de um espaço para os liberais.

Secretário em BC

Em Balneário Camboriú, a prefeita eleita Juliana Pavan (PSD) anunciará, na próxima semana, o empresário Nelson Oliveira como secretário. Ele foi coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente do Estado e vereador. Oliveira é uma indicação do deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) e de seu pai, o empresário Carlos Humberto (DC).

Independência

Ao contrário de algumas especulações em Blumenau, o partido Novo terá uma postura de independência na Câmara de Vereadores. A ideia é seguir a mesma postura do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) na Assembleia Legislativa. Diego Nasato, provável vice-presidente, e Bruno Win não farão parte da base do prefeito Egídio Ferrari (PL).

Secretário em Criciúma

Deivid seguirá na Secretaria de Saúde – Imagem: Divulgação

O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), anunciou a permanência de Deivid de Freitas Floriano como secretário municipal de Saúde. Cirurgião-dentista e servidor efetivo, Deivid assumiu o cargo em abril e continuará na pasta no próximo governo. Segundo Vaguinho, o secretário se destaca pela gestão estratégica e compromisso com a melhoria dos serviços de saúde no município. “Deivid tem uma trajetória sólida na gestão pública, com resultados que beneficiaram diretamente nossa população. Sua permanência reforça nosso objetivo de garantir eficiência e avanços na saúde de Criciúma”, afirmou o prefeito eleito.

Concessão

Governador participou do leilão da B3 em São Paulo – Imagem: Eduardo Valente

O governador Jorginho Mello (PL) confirmou a concessão do Aeroporto de Jaguaruna por 30 anos em uma Parceria Público-Privada, a primeira do Governo do Estado. O leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, com o Consórcio Aeroportuário Regional Sul, formado pelas empresas RDL e Planaterra, saindo vencedor. O governo aposta na parceria para melhorias operacionais e de infraestrutura, com investimentos previstos de mais de R$ 70 milhões ao longo do contrato.

Investimentos

O Aeroporto de Jaguaruna será administrado pelo Consórcio Aeroportuário Regional Sul. A concessão inclui investimentos de R$ 38 milhões em obras como ampliação do terminal, adequação de pistas e modernização para aumento da capacidade operacional. Com um modelo de PPP patrocinada, o Estado fará aportes limitados e garantiu uma proposta com deságio de 80%, reduzindo significativamente os custos públicos. “Essa PPP vai transformar o Aeroporto de Jaguaruna em um exemplo de excelência”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *