O novo Presidente do Episcopado Polonês sobre os desafios: a Igreja sinodal e as questões sociais

Spread the love

[ad_1]

A realização da Igreja sinodal, os desafios sociais relacionados à família e à juventude, o ensino catequético e as relações Igreja-Estado são os desafios mencionados pelo arcebispo Tadeusz Wojda, novo Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, em entrevista à Rádio Vaticano e ao Vatican News.

Paweł Rozwód – Vatican News

O Metropolita de Gdansk foi nomeado na última quinta-feira durante os trabalhos dos bispos poloneses. “É um desafio enorme, eu não esperava que, apesar de minha curta experiência episcopal – sete anos – eu fosse eleito. É um crédito de confiança que tentarei não decepcionar, em cooperação com toda a Conferência Episcopal Polonesa, que guia a Igreja na Polônia”, disse ele em sua primeira declaração à mídia.

Entre as prioridades de suas atividades, ele mencionou a realização de uma Igreja sinodal, como uma tarefa indicada pelo Papa Francisco. “Esse é um longo processo que requer cooperação com os leigos, que precisamos energizar e envolver. Também temos desafios sociais, relacionados à família, aos jovens, ao ensino da catequese e às relações Igreja-Estado”, acrescentou o arcebispo Wojda.

Quando perguntado sobre a contribuição que a Igreja na Polônia pode dar à Igreja na Europa e no mundo, ele respondeu que a Igreja é una, católica e universal. “Por outro lado, a expressão Igreja particular indica a Igreja local que reúne em si a riqueza da cultura, da tração e da história. Cada Igreja local traz essa riqueza para a Igreja universal”, enfatizou o novo presidente do episcopado polonês.

O arcebispo Tadeusz Wojda SAC nasceu em 29 de janeiro de 1957, o quarto filho de uma grande família de Władysław, os Aniela Pietrzyk. Seu irmão mais novo também é padre da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), enquanto sua irmã mais velha faz parte da Congregação das Irmãs de Santa Isabel de Cieszyń.

Em 1976, entrou para a Sociedade do Apostolado Católico (SAC). Foi ordenado sacerdote em 1983. Em 1989, concluiu seu doutorado em missiologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. De 1990 a 2017, trabalhou na Congregação para a Evangelização dos Povos, onde, em 2012, foi nomeado subsecretário da mesma Congregação pelo Papa.

Além disso, desde 1991, ele é capelão do Centro de Educação Física da Cruz Vermelha Italiana para deficientes e, desde 1996, é capelão da comunidade das Irmãs de São Carlos Borromeu em Roma.

Em 12 de abril de 2017, o Santo Padre o nomeou arcebispo Metropolitano de Białystok. Em 2021, o arcebispo Wojda foi nomeado Metropolita de Gdańsk pelo Papa Francisco. Seu lema episcopal foi extraído das palavras do Evangelho de Marcos (13:10): “Oportet praedicari Evangelium” (É necessário que o Evangelho seja proclamado a todos os povos).

 

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *