No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Paraná terá safra recorde de feijão

Spread the love

Brasil deve produzir 3,2 milhões de toneladas de feijão na safra 2023/2024. Foto: Sebastião Araújo /Embrapa

Maior produtor nacional, em 2024 o Paraná deve ampliar de 24% para quase 30% sua participação na oferta nacional de feijão. A expectativa do estado para as três safras da leguminosa no ciclo 2023/24 é produzir 947 mil toneladas, crescimento de 39%. No ano passado foram 682 mil toneladas. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Conforme a Conab, a Companha Nacional de Abastecimento, no ciclo atual o Brasil deve produzir 3,2 milhões de toneladas de feijão. No ciclo anterior a produção paranaense representou 24% da produção brasileira de 3,0 milhões de toneladas.

Carlos Hugo Godinho, engenheiro agrônomo do Deral, explica que o avanço no Paraná é puxado pela 2ª safra, em fase inicial de colheita, com potencial para 774 mil toneladas. A performance é resultado principalmente da área maior, que cresceu 36%, para 402 mil hectares. O analista lembra que na primeira safra a produção atingiu 171 mil toneladas, 22% a menos que o potencial. As lavouras foram prejudicadas com problemas de nebulosidade e excesso de chuva. E haverá ainda uma 3ª safra, que deve acrescentar mais mil toneladas.

O post Paraná terá safra recorde de feijão apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *