No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Parque Astronômico de Criciúma celebra os 30 anos do eclipse solar total visto no Brasil

Spread the love

O Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², de Criciúma realiza evento em comemoração aos 30 anos do último eclipse solar total visto no Brasil neste final de semana (2 e 3), entre 15h e 21h. A entrada é gratuita.

Programação terá entrada gratuita (FOTO: Divulgação PMC)

Para relembrar o fenômeno que colocou a região Sul do Brasil em evidência em relação à área astronômica, a equipe do Parque Astronômico preparou uma programação especial contendo diversas atividades interativas, como sessões no planetário, palestras, mesa redonda, exposição e observação de corpos celestes.“Esse fenômeno foi um dos motivos pelo qual o parque astronômico foi construído no Morro Cechinel, que além de um equipamento turístico tem a importante função de incentivar as crianças e adolescentes, ao estudo da ciência e da astronomia”, destaca a secretaria de Educação do município, Alexsandra Stols.

O Parque Astronômico é aberto ao público todos os dias, das 9h às 21h. A programação em comemoração aos 30 anos do eclipse solar em Criciúma inicia às 15h deste sábado, com entrada gratuita. A expectativa é de que o local receba, em média, 500 visitantes neste final de semana especial.

Último eclipse solar total visto no Brasil

O último eclipse solar do século XX ocorreu na manhã do dia 3 de novembro de 1994 e colocou o Sul do Brasil em destaque. Por estar localizada exatamente na faixa da Umbra do Sol na época, Criciúma se tornou o melhor ponto do país para observar o Astro natural totalmente coberto pela Lua, transformando o dia ensolarado em noite durante quatro minutos.

Em meio à escuridão do céu, os planetas Vênus e Júpiter se tornaram visíveis, e a temperatura no município caiu cerca de 2°C. O fenômeno reuniu inúmeros entusiastas e pesquisadores da área da Astronomia no ponto mais alto de Criciúma, o Morro Cechinel, onde hoje está localizado o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², fazendo com que olhares do Brasil e do mundo se voltassem para o céu da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *