No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Pazolini visita obras do novo Cras de Jucutuquara

Spread the love

Um novo espaço, humanizado, com estrutura adequada e pronto para atender às necessidades dos quase 5 mil atendidos pela Assistência Social no território de Jucutuquara. Assim será o novo Cras, mais um equipamento que vai garantir acolhimento digno a famílias em situação de vulnerabilidade social em Vitória. O imóvel é próprio, a obra de reforma foi contratada por R$ 2.310.440,93 e será concluída dentro do prazo de execução de 360 dias.

Na manhã desta terça-feira (21), o espaço, que está em fase final das obras, recebeu a visita de uma equipe técnica da Prefeitura de Vitória com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, do secretário de Obras, Gustavo Perim, toda a equipe técnica do Cras Jucutuquara, trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da capital. Também estiveram presentes líderes comunitários e representantes do legislativo municipal.

“Este novo Cras Jucutuquara é a realização de um sonho”, disse a gerente de Atenção à Família da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Cremilda Astorga, que é servidora efetiva da PMV, atuou como técnica, e por sete anos foi coordenadora do espaço. Hoje, ela é responsável pela coordenação de todos os 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória.

Visivelmente emocionada, Cremilda disse que estar naquele espaço é a materialização do seu sonho.

“Estou trabalhando na prefeitura há 15 anos e esta é a primeira vez que estou vendo a Assistência Social de fato sendo valorizada. Nossos munícipes precisam deste cuidado e deste respeito e, nossas equipes também. Elas trabalham muito, estão na linha de frente para prestar o melhor atendimento à população”, enfatizou.

Para a secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, o Cras é o primeiro espaço onde as famílias procuram, quando precisam receber o atendimento social. “Aqui, a gente atende mais de 5 mil famílias, que precisam deste espaço. Estamos ressignificando os nossos espaços, porque a Assistência Social é para quem dela precisa”, ressaltou.

Carla fez questão de frisar: “ver a Assistência Social do município de Vitória tendo este protagonismo nesta gestão deixa toda a equipe muito feliz. A gente sente muito orgulho de atuar nesta Política, porque é nosso dever dar dignidade para os nossos munícipes e para os trabalhadores que batalham no dia a dia.

Eles buscam fazer a função social do Cras que é fortalecer vínculos das famílias e vínculos comunitários, e nada melhor do que oferecer este atendimento que já é de qualidade em um espaço acessível e construído para ser um Cras”.

Em seu discurso, o prefeito Lorenzo Pazolini disse que utilizar o prédio foi uma grande oportunidades de ressignificar aquele imóvel e dar dignidade à população e aos trabalhadores. “A equipe tem muita energia, muita disposição, mas não tinha um lugar adequado para trabalhar. De fato, a Assistência Social de Vitória realiza o sonho da casa própria, saindo do aluguel e indo para um imóvel próprio. Olho com o orgulho porque cada detalhe foi pensado, adequando às necessidades dos munícipes”, disse o prefeito.

“Agora, a Assistência Social vai fazer a humanização do espaço para seu efetivo funcionamento”, disse secretário de Obras, Gustavo Perim.

O Cras
O Cras Jucutuquara atente aos bairros de Jucutuquara, Romão, Forte São João, Cruzamento e Fradinhos e, hoje, funciona em um prédio alugado com dois pavimentos com acesso somente por escada, o que inviabiliza a acessibilidade de idosos ou pessoas com deficiência, além de possuir salas e banheiros sem acessibilidade.

O novo Cras funcionará na Avenida Vitória, nº 1.419, no bairro Cruzamento, no complexo da Fábrica de Ideias, em edificação já existente e atualmente desocupada. A área total construída é de 725 m² em dois pavimentos.

No primeiro pavimento funcionarão a recepção; quatro salas de atendimento; coordenação; apoio administrativo; almoxarifado e auditório além de banheiros adaptados. No segundo pavimento sala de equipe técnica; cozinha; sala de reuniões e atendimentos coletivos ( grupos e oficinas).

O estacionamento compartilhado contará com 44 vagas de veículos internas (sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida e 03 para idosos), 16 vagas para motos, 27 para bicicletas, 03 vagas para carga e descarga (utilitário), 01 vaga para carga e descarga de veículos de grande porte.

A empresa foi contratada por licitação pública nacional com recursos originários de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória.

O Cras Jucutuquara é a primeira obra que será entregue pela Prefeitura de Vitória feita com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *