No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Pesquisa mostra que população brasileira considera valor da aposentadoria abaixo do ideal

Spread the love

Levantamento da Serasa revelou que 64% dos consumidores que recebe aposentadoria considera o valor abaixo do ideal e como causa da queda do padrão de vida. Segundo o estudo, uma das principais razões para essa percepção é a falta de planejamento financeiro, já que 37% dos aposentados admitem não ter se preparado para esse momento. O estudo, realizado pelo Instituto Opinion Box com 1.052 brasileiros, indica que 23% dos entrevistados prestes a se aposentar (em até dois anos) admitem que não estão se planejando, enquanto 41% realizam apenas um planejamento parcial, ou seja, podem ter iniciado um investimento, mas não seguiram à risca.

Além disso, seis em cada dez pessoas próximas da aposentadoria começaram a organizar as finanças somente nos últimos cinco anos, e 70% passaram a complementar o salário com outra fonte de renda nesse mesmo período.

A pesquisa mostrou ainda, que  que 37% dos aposentados enfrentam dificuldades para manter as contas essenciais em dia. Por isso, 53% continuam trabalhando para complementar a renda, enquanto 43% afirmam que o objetivo é “manter um estilo de vida ativo”. Mesmo com a aposentadoria, o estudo revelou que a preocupação financeira continua em evidência: 48% sentem instabilidade financeira, 45% sentem que têm maior risco de endividamento e 49% têm receio de precisar de ajuda. Além disso, seis em cada dez aposentados já recorreram a crédito ou empréstimos para auxiliar nas despesas essenciais — entre os principais gastos desse grupo estão alimentação e supermercado, saúde e remédios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *