No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Pesquisadores da Fiocruz ministram formação para estudantes da capital

Spread the love

Para fomentar a participação dos estudantes da rede municipal de ensino na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promoveu uma formação em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os trabalhos foram finalizados nesta quinta-feira (11).

Além de mobilizar profissionais e estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública a participar da olimpíada, a parceria também promoveu estudos com atividades práticas a serem desenvolvidas nas unidades de ensino, a partir de uma abordagem transversal que tomará como tema central “Saúde e Meio Ambiente” na perspectiva da Educação Socioambiental.

Foram três dias de oficina, com a presença das três pesquisadoras da Fiocruz: Martha Cecília Suárez Mutis, Luiza de Oliveira Ramos Pereira e Eduarda Helena Soares Pires. Foram realizadas uma série de atividades e experiências com professores, pedagogos da rede e também com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, localizada no bairro Antônio Honório.

A programação contou, ainda, com oficinas pedagógicas de ‘Produção Textual’, com a professora Joselma Rizzo e sobre ‘Produção Audiovisual’, com a professora Delúzia Daleprane, além de uma palestra do biólogo André Capezzuto, do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Secretaria de Saúde.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Promovida pela Fiocruz, a Obsma é um projeto educacional, bienal, voltado para estudantes e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas de todo o país, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua décima segunda edição, visa aproximar professores e estudantes da ciência e tecnologia, possibilitando refletirem criticamente sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a cidadania.

Nesse sentido, tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados para os temas transversais Saúde e Meio Ambiente, contribuindo na formação de docentes nas áreas curriculares correspondentes e estimulando estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *