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Para fomentar a participação dos estudantes da rede municipal de ensino na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promoveu uma formação em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os trabalhos foram finalizados nesta quinta-feira (11).
Além de mobilizar profissionais e estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública a participar da olimpíada, a parceria também promoveu estudos com atividades práticas a serem desenvolvidas nas unidades de ensino, a partir de uma abordagem transversal que tomará como tema central “Saúde e Meio Ambiente” na perspectiva da Educação Socioambiental.
Foram três dias de oficina, com a presença das três pesquisadoras da Fiocruz: Martha Cecília Suárez Mutis, Luiza de Oliveira Ramos Pereira e Eduarda Helena Soares Pires. Foram realizadas uma série de atividades e experiências com professores, pedagogos da rede e também com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, localizada no bairro Antônio Honório.
A programação contou, ainda, com oficinas pedagógicas de ‘Produção Textual’, com a professora Joselma Rizzo e sobre ‘Produção Audiovisual’, com a professora Delúzia Daleprane, além de uma palestra do biólogo André Capezzuto, do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Secretaria de Saúde.
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Promovida pela Fiocruz, a Obsma é um projeto educacional, bienal, voltado para estudantes e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas de todo o país, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua décima segunda edição, visa aproximar professores e estudantes da ciência e tecnologia, possibilitando refletirem criticamente sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a cidadania.
Nesse sentido, tem como finalidade incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados para os temas transversais Saúde e Meio Ambiente, contribuindo na formação de docentes nas áreas curriculares correspondentes e estimulando estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas.