Planalto Norte encolheu 6,2% nos últimos 10 anos

Spread the love

Igreja Matriz de Canoinhas

Formada pelos municípios de Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Três Barras, Porto União, Itaiópolis, Papanduva, Campo Alegre, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Matos Costa, o Planalto Norte apresentou uma variação negativa de 6,2% 2011 a 2022 na sua economia. Segundo levantamento divulgado recentemente pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) dos 14 municípios da região, apenas quatro apresentaram variação positiva. Canoinhas (- 17,25%) e São Bento do Sul (-14%), duas das três principais cidades tiveram as maiores variações negativas. Segundo avaliação do jornalista Edinei Wassoaski de Canoinhas, o encolhimento da economia de seu município no período de 10 anos teve entre outras consequências o fechamento da fábrica de madeira compensada Fucks SA e a diminuição de produção de compensados da Lavrasul, duas grande exportadoras da cidade.

Três Barras

Três Barras foi exceção e cresceu 35% em 10 anos

Autodenominado Berço do Contestado, Três Barras é um grande polo de industrialização de papel em Santa Catarina. Duas empresas são responsáveis pelo município ter apresentado o maior crescimento na economia do Planalto Norte. Enquanto Canoinhas teve sua economia diminuída em 17,2% de 2011 a 2021, a pequena vizinha Três Barras cresceu 35% no mesmo período. Depois de comprar a Rigesa em 2015, a multinacional WestRock, com sede em Atlanta (USA), considerada a segunda maior fábrica de embalagens norte-americana, investiu USD 350 milhões na ampliação da planta local e na aquisição de mais áreas de plantação de pinus e eucalipto. Outra local gigante é a Mili, fabricante de papel higiênico e para uso doméstico, como coador de café. Fundada há 40 anos por dois empresários brasileiros, a Mili tem outras fábricas no Paraná e Alagoas.

Correção

O vereador eleito como vice-prefeito de Itapoá pertence ao Solidariedade e não ao Podemos, como mencionou esta coluna. Os vereadores Jonecir Soares (PL) Luiz Martins Júnior (Solidariedade) receberam cinco dos nove votos na eleição indireta feita na Câmara de Vereadores. Jonecir ficará no cargo de prefeito até 31 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *